Existe um número infinito de plantas no mercado que podemos ter dentro de casa e tornam a nossa casa um aspecto decorativo quase perfeito. Mas, existe o chamado Berço de Moisés, que por suas flores, seu tamanho e as propriedades que possui é uma das mais aconselháveis de se ter.
Normalmente acreditamos que ter um Spathiphyllum wallisii, também chamado de Lírio da Paz, é um pouco complexo de cuidar e nos limita a ter outros muito mais fáceis de manter. Mas aí, você conhecerá todas as vantagens, as formas de cuidado e as propriedades que esta linda planta contém. Bem como os erros que costumamos cometer.
Curiosidade: Essas plantas são nativas das florestas tropicais da América do Sul.
1. Local
Ter qualquer planta dentro de nossa casa tem um segredo que é muito importante, pois cada planta tem um local específico dentro dela. O lírio da paz não é exceção, pois deverá estar localizado em um local que dê luz natural e um local longe das correntes.
Se por algum motivo a planta não estiver no lugar certo, ela irá mostrar a você, já que suas folhas ficaram caídas, ao invés de eretas. Você deve movê-la e aguardar seu resultado. É muito bom tê-la em contato com outras plantas, com as quais ela buscará refúgio.
2. Irrigação
A drenagem do vaso é fundamental. Nunca coloque água em excesso. De preferência regue cada vez menos e com pouca água.
Recomenda-se também a troca anual de vaso, pois é uma planta que tende a crescer muito e a troca de vaso favorece essa fase.
Ao notar que suas folhas mudam de cor, não hesite em cortá-las para que não contaminem as demais. Este é um processo vegetal muito natural.
3. Limpeza
Para limpar o Lírio-da-paz, nunca use sprays disponíveis no mercado para polir as folhas. Eles as deixam lindas pelo brilho que dão, mas entopem os poros e a planta não respira direito.
Se você quer que elas tenham um brilho natural sem causar transtornos à sua planta, mergulhe um algodão no leite e passe por suas folhas, você consegue quase o mesmo efeito sem prejudicar.
Dicas para ter um Lírio-da-paz em perfeitas condições
- A cor das suas flores é variada, começando pelo esverdeado, passando ao branco quase puro e terminando no castanho, é nesta altura que a sua flor vai cair.
- Os locais escuros farão com que a planta não tenha flores.
- Regue duas ou três vezes por semana.
- Se estiver em flor, nunca gere novas plantas a partir dela. Você terá que esperar que esta etapa termine e aí você poderá tirar duas ou três mudinhas dela para plantar em outros vasos.
- Se sua casa possui um ambiente seco, seria ideal borrifar água nas folhas, para dar um pouco de umidade.
- Para fazer novas plantas você deve saber que o Lírio-da-paz cresce em vasos nos quais seus componentes incluem Terra e Areia em proporções iguais.
- Essa planta tem a grande propriedade de purificar o ar do ambiente.
Amei essas dicas, pois sabia pouco sobre o lírio da paz!