Julianazati

4 Principais Linguagens Corporais Do Seu Cão e o Que Significa Cada Uma Delas

Os cães são uns dos animais mais inteligentes do mundo, e por esse motivo, acabam por manter uma boa relação de comunicação principalmente com seus donos.

Um dos principais meios que o cão utiliza para se comunicar, é seu rabo e orelhas, mas, pesquisas apontam que os cães podem reconhecer dependendo de sua raça e treinamento, até mesmo cerca de 250 palavras, tendo uma inteligência similar à de uma criança de 2 anos.

Para que se possa entender melhor como funciona a comunicação de nossos cães, basta recordar dos seus antepassados, os lobos.

Os cachorros, assim como seus parentes mais velhos, ainda possuem o hábito de viver em bandos, e consequentemente onde esse animal conviver, vivera em bando com os animais a sua volta, incluindo os humanos, que muito provavelmente irão liderar a “matilha”.

Contudo, para que se tenha uma boa compreensão do que os cães podem nos dizer, é necessário saber o básico que eles transmitem.

Os cachorros podem se comunicar tanto através de expressões corporais, assim como as faciais. Porém, como não conseguem combinar essas ações, acabam por ter curtos comandos, e por esse motivo também, devem ser dados curtos comandos a eles, para que assim possam aprender novas formas de comunicação.

Separamos então 4 posturas que seu cão pode ter e suas respectivas características. Confira abaixo:

1. Relaxado

Não será difícil identificar quando seu amigo estiver à vontade no ambiente. Geralmente os cães em seu estado relaxado costumam ficar deitados ou sentados, com o rabo levantado abanando ou solto de forma natural.

Sua boca fica levemente aberta, suas pupilas com a dilatação dentro do normal e suas orelhas como normalmente ficam.

O seu cãozinho pode também ficar deitado em posições bem diferentes e de barriguinha para cima, isso demonstra muita confiança no ambiente.

2. Assustado ou ansioso

Diferentemente de relaxado, o cão assustado ou ansioso terá as ações totalmente contrarias as do tópico acima.

O cão adotara uma postura abaixado, boca ofegante, olhos arregalados, orelhas para baixo e rabo encolhido. Procure sempre entender o que está deixando seu amigo assim, e consequentemente o afaste do desconforto.

3. Medo

Os cães que estão com medo têm uma postura um pouco similar com a de assustados ou ansiosos.

Eles costumam se recolher, ficam bem ofegantes, com o rabo totalmente encolhido, olhos bem arregalados e orelhas para baixo. Mantenha-se atento ao seu redor, e dê alento ao seu cãozinho nesses momentos.

4. Agressivo

Quando o cão se encontra em estado de agressividade, geralmente sua postura fica rígida, suas orelhas são atentas, rabo bastante rígido em qualquer direção, seus olhos ficam focados com bastante intensidade, a boca aberta mostrando alguns dentes e tudo se complementa com arrepios, que sobem desde a base do pescoço até os ombros. Os arrepios crescem à medida que o cão fica mais bravo.

É interessante relembrar que nesses momentos, o melhor a se fazer é se manter distante e tirar as pessoas que podem estar ao alcance do cão do ambiente, a fim de evitar possíveis acidentes.

Se algo ou alguém estiver incomodando o seu cão, retire isso do ambiente imediatamente. Se não conseguir lidar com a situação, chame um órgão responsável ou adestrador com formação.

Agora que você sabe identificar o que seu bichinho pode estar te dizendo, fique atento aos sinais e vá também percebendo novos modos que o seu amigo tem de se comunicar com você. Sem dúvidas, ele como seu melhor amigo, te dirá inúmeras vezes que te ama e ficara imensamente feliz com sua presença!

Deixe um comentário