Julianazati

5 Benefícios que o chá de orégano trás para a saúde

Esta infusão é frequentemente usada por suas propriedades medicinais que são benéficas para a saúde. Aprenda sobre as vantagens e desvantagens do chá de orégano.

Todo mundo já ouviu falar de orégano uma vez ou outra. Quer usem ou não, é um dos condimentos mais conhecidos e usados ​​em diversos países.

Mas orégano é muito mais do que um tempero para adicionar a suas receitas. Possui várias propriedades benéficas para a saúde. Por esse motivo, muitas pessoas consomem não apenas como temperos de refeições frescas ou secas, mas também o chá de orégano, por exemplo.

Portanto, desta vez vamos contar para que serve o chá de orégano, que muitos começaram a consumir na última vez, quais são suas vantagens e como prepará-lo no artigo seguinte.

O que é orégano?

O Origanum vulgare, mais conhecido pelo nome de “orégano”, é uma planta pertencente à família Lamiaceae, espécie nativa da região mediterrânea. Seu nome significa “alegria da montanha”.

É indispensável para a cozinha, pois é um excelente tempero para carnes, queijos e saladas. Pode ser usado fresco, mas quando usado desidratado seu aroma é ainda mais forte e é sempre recomendável adicioná-lo no final para preservar o sabor.

Além disso, tem sido usado para fazer remédios naturais por muitos anos. Isso porque o orégano contém fitoquímicos benéficos à saúde, além de vitaminas A, C, E e K, fibras, folato, ferro, magnésio, vitamina B6, cálcio e potássio, ácidos fenólicos, óleo essencial, flavonóides.

Chá de orégano: Benefícios

De acordo com a US National Library of Medicine, o orégano “é ingerido para doenças do trato respiratório, como tosse, asma, alergias e bronquite; para complicações estomacais como azia e inchaço e parasitas”.

Além disso, eles afirmam que “é usado para reduzir cólicas menstruais dolorosas, artrite reumática, infecções do trato urinário (ITU), dores de cabeça, diabetes, sangramento após extração de dente, problemas cardíacos e colesterol alto”.

Aqui estão alguns de seus usos e benefícios para a saúde:

1- Antisséptico. Por ser uma planta medicinal com características anti inflamatórias, analgésicas e anti sépticas, é muito utilizada para complicações no aparelho respiratório. Por esse motivo, o chá de orégano é frequentemente usado para tosses, congestão e até resfriados. Além disso, graças às suas propriedades expectorantes e anti sépticas, é utilizado no tratamento de doenças respiratórias, como as brônquicas.

2. Sistema digestivo. É frequentemente usado para tratar complicações no trato gastrointestinal. Alivia dores de estômago e espasmos intestinais.

3. Anti Inflamatório. Várias investigações mostram que o orégano tem um ingrediente chamado beta-cariofilina (E-BCP), que é benéfico para doenças como a arteriosclerose e a osteoporose.

4. Antioxidante. O orégano possui ácidos flavonóides e fenólicos, como mencionado acima, o que o torna um poderoso antioxidante. Isso ajuda a reduzir os vírus que vêm dos alimentos.

5. Diminui a atividade microbiana. No caso do óleo de orégano, por exemplo, existe um composto chamado carvacrol que é um poderoso antimicrobiano. Por isso, a planta é considerada um grande aliado contra a atividade microbiana.

Além disso, o orégano também é muito poderoso no alívio de desconfortos relacionados à menstruação, inflamação e cólicas. É usado para reduzir a acne, combater dores de cabeça, acelerar a cicatrização, retarda o envelhecimento, melhora a circulação e previne problemas cardiovasculares, e serve para controlar a ansiedade e a insônia. É ainda utilizado como repelente de insetos.

Contra-indicações:

É possível que o consumo oral, por exemplo de chá de orégano na gravidez, em quantidades medicinais, ou seja, superiores às consumidas na alimentação, não seja seguro, pois poderia causar aborto espontâneo, segundo a National Library of Medicine dos Estados Unidos.

Também não há informações relacionadas à ingestão de orégano durante a amamentação, por isso é recomendável evitar o consumo em grandes quantidades.

Além disso, o orégano e seus derivados podem causar reações alérgicas em algumas pessoas que apresentam esse tipo de reação com plantas da família Lamiaceae, que incluem manjericão, lavanda, hortelã e sálvia.

Como fazer chá de orégano?

O chá desta planta, como a maioria das ervas, é preparado de forma muito simples e com poucos ingredientes. Quando se trata de folhas secas, a proporção é de uma colher de sopa de grama por litro de água, a fim de preservar mais suas propriedades.

Neste caso, será utilizada 1 colher de sopa de orégano ou um punhado e ½ litro de água. A água deve ser aquecida até ferver e aí colocar o orégano e deixar descansar por 15 minutos.

Depois de decorrido este tempo, deve ser coado e servido. O consumo é geralmente de duas xícaras por dia.

E você, que outra infusão medicinal você conhece?

Deixe um comentário