5 métodos infalíveis para saber se o mel que você compra é verdadeiro ou falso

Você está visualizando atualmente 5 métodos infalíveis para saber se o mel que você compra é verdadeiro ou falso

Muitos fabricantes adulteram o mel e o diluem, mas o vendem como puro. Esses 5 testes vão lhe dizer a verdade.

Se você é um consumidor regular do mel, você sabe que é um produto muito apreciado e, portanto, às vezes é muito caro. A razão é que ele é composto por minerais, nutrientes e enzimas que são muito benéficos para a saúde, resultando também em um substituto natural do açúcar.

Mas há um problema: sua qualidade e pureza podem ser um desafio.

O mel de melhor qualidade vem de abelhas, por isso, quando comprar um pote de mel, verifique se você tem as palavras “natural” ou “orgânico”. No entanto, nem sempre será confiável, pois os fabricantes aproveitam lacunas legais para colocar rótulos ambíguos.

Para saber de uma vez por todas se o mel que você tem em casa é puro e de qualidade, siga estas dicas.

Teste do polegar

Uma das melhores maneiras de verificar se o seu mel é puro é colocar um pouco de mel no polegar e verificar se ele permanece no lugar ou se funciona como um líquido menos espesso.

No caso de escorrer significa que não é mel puro, mel verdadeiro é espesso e viscoso, enquanto que o mel adulterado é mais líquido, embora o seu sabor persiste por causa da grande quantidade de açúcar.

Teste da água

Despeje uma colher de mel em um copo de água. Se o mel permanece no fundo do recipiente significa que é verdadeiro mel como mel puro e denso, para ser dissolvido deve ser agitada constantemente enquanto mel adulterado, sendo mais fluida, irá se dissolver em conjunto com água.

Teste do fogo

Isso pode soar perigoso, mas, o mel puro é realmente inflamável, então, se você estiver realizando este teste, pedimos que você faça isso com muita cautela. Pegue um pouco de algodão e cubra com mel.

Pegue um isqueiro e faça o mel entrar em contato com o fogo. Se for aceso, é mel puro, se não, é adulterado.

Teste de vinagre

Misture uma colher de sopa de mel com um pouco de água e cerca de 2 ou 3 gotas de vinagre. Se o resultado dessa mistura criar algum tipo de espuma, esse mel foi adulterado. Não é puro.

Teste de calor

Ao aquecer o mel puro, ele caramelizará imediatamente, mas sendo falso, ele irá ferver, evaporando.

Existem outros testes que os especialistas usam para determinar seu grau de pureza, mas estes são os mais práticos e cotidianos.

E por favor, não se esqueça de apoiar seus apicultores locais enquanto produz mel puro de boa qualidade.

Deixe um comentário