O sal, também conhecido como cloreto de sódio, dá sabor aos alimentos e também é usado como conservante, aglutinante e estabilizante.
O corpo humano precisa de muito pouco sódio, o excesso de sódio na dieta pode causar um aumento na pressão arterial, doença cardíaca e acidente vascular cerebral, câncer de estômago, problemas renais, osteoporose e outras doenças.
Veja abaixo os 5 sinais do seu corpo que indicam que você está consumindo muito sal!
1. Vontade de colocar mais sal nos alimentos
Tenha em mente que o desejo de colocar mais sal em sua comida pode ser um sinal de excesso de sódio no corpo. Analise seus hábitos alimentares.
Se a comida normal parece simples, enquanto outros a consideram bastante salgada, há uma boa chance de você sofrer de excesso de sal.
As sensações de falta de sal na placa são um sinal indireto de aumento da pressão arterial, pode valer a pena controlar a pressão arterial.
2. Sede e inchaço constantes
Este sintoma é o resultado de uma forte sede causada por um aumento da ingestão de sal. O desejo de beber é tão forte que uma pessoa, sem hesitação, bebe muito mais do que seu corpo precisa. E isso é muito prejudicial, porque no fundo do excesso de líquido a pessoa incha o estômago e experimenta grande desconforto.
Mas o que é ainda mais perigoso, o coração nessa condição começa a trabalhar com maior carga e, portanto, se desgasta mais rapidamente.
A abundância de sal no corpo interrompe o equilíbrio eletrolítico no corpo, causando uma forte sede na pessoa. Isso ocorre porque o sódio “extrai” a água das células para a corrente sanguínea, e o cérebro, em um esforço para restaurar o nível de fluido nas células, nos enviando um sinal de sede.
3. Dor de cabeça
A dor de cabeça é causada por uma variedade de razões, variando de fadiga e estresse emocional e terminando com mudanças no clima e insuficiência hormonal. Mas também pode estar associado a uma maior ingestão de sal.
O excesso de cloreto de sódio leva a uma expansão dos vasos sanguíneos do cérebro e ao desenvolvimento de dores de cabeça.
4. Desejo de urinar constantemente
Como você está tomando muito mais água do que o normal, isso aumenta o número de micções durante o dia. E como eu disse antes, apesar da micção constante, você continua com edema, inchaço na barriga.
E, portanto, se forma um ciclo vicioso, mais urina, o cérebro, pelo excesso de sal manda o sinal da sede para expelir, bebe-se muita água, e novamente vai ao banheiro.
Mas como você continua a aumentar o consumo de sal, pode trazer problemas de saúde como pressão alta e pedras nos rins.
5. Seu cérebro se sente perdido
Quem sabia que o sal poderia afetar sua função cerebral?
De acordo com um estudo de 2011 canadense de 1.200 adultos mais sedentários, aqueles em dietas de alto teor de sódio tiveram uma maior probabilidade de declínio cognitivo do que aqueles com menos sal em suas dietas.
É por isso que você pode ter uma falta de concentração e até um constante esquecimento das coisas simples.
Conclusão
Como mostra um estudo recente, quase todas as pessoas precisam reduzir sua ingestão de sal. Nos 30 maiores países do mundo, 429 mortes por 1 milhão de adultos são causadas pelo consumo excessivo de sal.
84% das mortes estão associadas a uma ingestão excessiva de sal, ou seja, em uma quantidade que excede 1000 miligramas por dia. Além disso, a maioria das mortes foi registrada em países de baixa e média renda.
Dos 187 países pesquisados, em 181 países onde 99% da população mundial vive, houve um excesso de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde. E apenas os moradores do Quênia consomem sal nas quantidades recomendadas.
Durante o cozimento, adicione o mínimo de sal possível, tente substituir o por outros temperos com sabor amargo ou suco de limão. Então você pode enganar o seu paladar, oferecendo outra coisa em vez de sal.