Julianazati

6 Benefícios de andar de bicicleta uma vez por semana (ou mais)

São tantos os sentimentos positivos que podemos sentir ao andar de bicicleta que não é fácil descrever em palavras para alguém que não experimentou a sensação.

O ciclismo é um dos esportes mais recomendados há anos pelos médicos, é uma atividade divertida, segura e muito benéfica para a saúde. Além de gostar muito de pedalar, você já parou para pensar que talvez você não conheça os principais benefícios desse esporte? Aqui, mostramos os 6 mais importantes! Confira!

1. Cuidar do seu corpo

Andar de bicicleta significa evitar uma longa lista de doenças e custos com medicamentos. Como ferramenta de prevenção é muito valiosa, porque protege contra o risco de sofrer de diversos tipos de doenças comuns no século 21.

O ciclismo é indicado para pessoas de todas as idades e principalmente para quem tem problemas nas costas e articulações.

Ao pedalar, você está estimulando o sistema imunológico e ajudando o corpo a perder gordura, mas a lista de benefícios do ciclismo para o corpo é quase infinita: melhora o fluxo sanguíneo, reduz os níveis de colesterol, aumenta a força do coração e a capacidade pulmonar, fortalece os músculos e mantém a densidade óssea.

2. Cuidar de sua mente

São poucas as preocupações do dia a dia que resistem a um treino de ciclismo ou a um dia de corrida sobre duas rodas.

Enquanto você pedala, aos poucos seus problemas perdem importância e ficam em segundo plano. Certamente você já experimentou mais de uma vez a sensação de que, ao descer da bicicleta e tomar banho, vê as coisas de forma diferente e até surgem soluções que você não teria encontrado de outra forma.

Isso porque sua bicicleta afasta você do estresse, pois quando você anda nela, seu cérebro recebe uma injeção poderosa de endorfinas e serotonina. Seu humor melhora, sua autoestima aumenta e você se protege da ansiedade e da depressão.

3. Te ajuda a pensar melhor

Você sabia que o ciclismo melhora o desempenho do seu cérebro? Essa conclusão foi alcançada em 2015 por um estudo do University Medical Centre Utrecht, da Holanda. Nela, foi comprovado um crescimento da densidade da matéria branca do cérebro, responsável pelas conexões que seu cérebro faz para cumprir suas funções habituais.

Não é o único estudo que estabelece uma relação direta entre ciclismo e aumento da capacidade cerebral, embora seja o que fornece mais evidências até agora.

4. Te ajuda a dormir melhor

A insônia é quase uma praga na sociedade ocidental de hoje. No Brasil, estima-se que 20% da população sofre com isso. E se disséssemos que andar de bicicleta o ajuda a dormir cada vez mais profundamente?

Os pedais são um antídoto perfeito para o estresse e a ansiedade e ajudam a equilibrar a fadiga física e mental. Claro, lembre-se de deixar 3 horas de distância entre a atividade de ciclismo e o momento de ir para a cama para que seu corpo relaxe e baixe a temperatura corporal.

5. Melhora sua vida social

Fazer parte de um clube ou um grupo de frequentadores de bicicletas permite que você entre em contato com pessoas que compartilham o mesmo hobby.

Associar um grupo de pessoas a uma atividade prazerosa, longe de um ambiente de trabalho em que prevalecem as relações profissionais, aumenta a qualidade de vida porque ajuda a fortalecer os laços.

Ter um grupo regular de colegas ciclistas também é a melhor forma de melhorar sua vida social.

6. Te ajuda a descobrir lugares únicos

Nem todos os esportes podem ser realizados ao ar livre e em ambientes naturais, como aqueles que podem ser vistos ao andar de bicicleta.

Se você pedala há anos, com certeza seu amigo de duas rodas já o levou mais de uma vez a lugares charmosos que você mais tarde convidou para encontrar a família e amigos. Tanto a bicicleta de estrada como a bicicleta de montanha te permitem ser mais intrépido e curioso e até explorar locais pouco conhecidos.

3 comentários em “6 Benefícios de andar de bicicleta uma vez por semana (ou mais)”

  1. Comecei bem cedo a minha bicicletada. Tive uma Philipps inglesa e uma Fandria alemã. Participei de slgumas corridas de rua no Grajau e Vila Isabel. Eram dois quarteirões de ‘pista” . AINDA HOJE, agora aos 82 anos, continuo com aminha bicicletada diariamente aqui no meu condomínio. São 500m de extensão; o que dá para algumas boas idas e vindas. Pronto ! É isso !

    Responder
  2. Tenho 52 anos, estava no profundo sedentarismo,obeso com 152kg, as doenças do cotidiano me abraçando como a diabetes, pressão alta, colesterol alto, resumindo o corpo entregue ao fim. Tomei uma decisão de Pedalar com a motivação de um primo, passei a curtir a sensação que existia uma esperança de uma Vida melhor, sim abracei de corpo e alma o Ciclismo e agora me sinto outra pessoa com 108kg, com mais saúde, com mais ânimo, com aquela vontade de sempre querer mais Pedalar e Viver, pra conquistar os meus objetivos. Desejo a todos que Pedalem, que se apaixonem pela Vida .Nada supera à PERSISTÊNCIA. VAMOS PEDALAR.

    Responder
  3. Gosto muito de bicicletas,fazem-me descarregar o stress do dia a dia e dá-me melhor condição física é isso tudo sem grande esforço. Pedalem que faz bem.

    Responder

Deixe um comentário