A limpeza é uma das tarefas mais tediosas que temos de fazer na nossa casa e existem alguns locais que são mais complicados de limpar do que outros, como por exemplo o banheiro.
O banheiro é um local onde todos passamos algum tempo para fazer nossa higiene e nossas necessidades biológicas, o que torna o espaço muito habitado e tem impacto ao longo do tempo.
Por isso, é super importante limpar este espaço e costumamos ir daqui para lá com pressa ou limpar apenas alguns locais, esquecer outros e ter certos hábitos e costumes que não são muito convenientes para o próprio banheiro como espaço e também para a nossa higiene.
Por isso, no artigo de hoje, reunimos alguns maus hábitos que estamos acostumados a fazer e que é importante reconhecer para erradicar e assim ter uma vida mais saudável e um banheiro mais limpo e bonito.
1. Deixar toalhas molhadas
Toalhas molhadas são as mais comuns nos banheiros, você já viu em casa? É bastante comum porque quando saímos do banho nos enxugamos e jogamos no chão ou podemos pendurar e depois cair no chão com o passar dos dias ou com o uso indevido.
As toalhas ficarem úmidas no chão é um tanto inconveniente por vários motivos: principalmente porque se você quiser usar aquela toalha novamente no dia seguinte não poderá, porque ainda está úmida e também porque pode gerar fungos no tecido e o chão com o qual tem contato e isso acarreta grandes conflitos de saúde e higiene.
2. Esquecer de higienizar a parte do chuveiro
O chuveiro é o local onde tomamos banho e nos limpamos todos os dias. Embora este local tenha contato repetido com água limpa, com xampu, com creme de enxágue e com sabonete, ele também tem contato com a nossa sujeira e com a sujeira que está no ar quando estamos lá.
Embora nos limpemos lá, é importante que nos dêmos ao trabalho de higienizar dentro do box com produtos desinfetantes, antibacterianos e desengordurantes para desfrutar de um bom e chuveiro limpo.
3. Limpar sempre com o mesmo pano
Limpar o banheiro é uma tarefa árdua e, portanto, você deve limpar, esfregar e enxaguar.
Quando temos que esfregar e passar o objeto que usamos – seja um pano ou uma esponja – devemos pensar bem em dar a esse objeto um único uso.
A melhor forma de higienizar seu banheiro são com toalhas desinfetantes porque você os usa e descarta e eles também vêm com produtos antibacterianos e desengordurantes, então você economiza no produto e se certifica de não continuar a mover os germes de um lugar para outro.
4. Esquecer a limpeza de azulejos
Os azulejos são fonte de gordura e sujeira no banheiro, pois com o vapor costuma haver marcas por todos os lados e quando essas marcas secam são perceptíveis com maior acentuação. É por isso que você também deve se lembrar de limpar os ladrilhos.
A maneira mais eficaz de limpar os ladrilhos é aplicando um produto desinfetante com um spray e passando um pano e esfregando até que fiquem limpos e com brilho.
5. Não usar tapete para sair do banheiro
Ao sair do banho é importante ter um tapete ou pano específico para isso, por vários motivos: um deles é para que você não fique com frio, para que tenha contato direto com algo confortável e quente. E outra é para não manchar o chão com água.
Por isso é aconselhável escolher um tecido macio que seja do seu agrado e que possa pisar confortavelmente depois de sair do banho, desta forma protegerá também o chão e não terá que limpá-lo cada vez que decidir tomar banho.
6. Deixar de limpar o teto
O teto do banheiro não é azulejado, geralmente é pintado com tinta especial para entrar em contato com a umidade e a água, mas mesmo assim, muitas vezes acontece que a água penetra nessa camada de tinta, gerando diversos tipos de fungos ou mofo.
Para evitar isso, é importante que você preste atenção nisso todos os dias e que uma vez por semana ou a cada 10 dias borrife o teto de seu banheiro com água sanitária diluída em água. Você pode fazer isso com um borrifador ou com um pano. Desta forma, você protege o telhado e evita que possíveis problemas futuros se acumulem.