7 Coisas que acontecem quando você tira um familiar tóxico da sua vida

Você está visualizando atualmente <strong>7 Coisas que acontecem quando você tira um familiar tóxico da sua vida</strong>

Independentemente da natureza de nossos entes queridos, podemos não ser capazes de decidir se queremos viver com eles ou não. Nascemos em família e somos forçados a crescer nela. Mas à medida que envelhecemos, chega um momento em que podemos escolher com quem mantemos contato e quem simplesmente excluímos de nossas vidas.

Assim como podemos nos livrar de amigos e pessoas “tóxicas” em nosso ambiente, também podemos romper com um familiar “tóxico”, embora o fato é que este último caso é um pouco mais delicado. 

Mas, chega um momento em nossas vidas em que temos que considerar o que é mais importante: nossa saúde emocional e mental, ou um relacionamento próximo que nos puxa para as profundezas com suas mentiras, terror espiritual, montanha-russa emocional, calúnia, traição. 

Não é uma decisão fácil e leva muito tempo e conflito interno para tomá-la, mas vale a pena. Porque isso te liberta.

Essas 7 coisas acontecerão se você tirar um membro “tóxico” da sua família!

1. Você pode se arrepender de sua decisão

Mesmo que você tenha feito a coisa certa, sua consciência ainda funciona e pode fazer você duvidar se realmente teve que fazer isso. Você não deveria ter lidado com as coisas de maneira diferente? A resposta é não. 

Se você se sentir culpado, lembre-se do motivo pelo qual tomou essa decisão e, quando se lembrar de más lembranças e experiências negativas, se sentirá muito melhor. 

Você se defendeu porque percebeu que merece ser tratado com gentileza e respeito, e pode se orgulhar disso.

2. Eles podem encontrar uma maneira de retaliar

Ninguém gosta de ter uma porta batida na cara, então você pode contar com a reação deles quando perceberem que você decidiu não falar mais com eles. 

Provavelmente, ele terá uma palavra ou duas para você e tentará contrariá-lo. Ele pode começar rumores desagradáveis ​​sobre você apenas para se vingar, ou pode fazer algo drástico, como excluí-lo de sua vida. 

Aconteça o que acontecer, o silêncio é a melhor defesa. Certifique-se de conversar com seus entes queridos se o comportamento dele começar a passar dos limites.

3. Você pode ficar tentado a se reconectar com eles

Como você se sente culpado por cortar todo o contato com seu familiar, você pode querer ligar para eles novamente quando tiver a chance. Talvez você esteja até considerando a reconciliação, porque ainda é sua família. 

No entanto, você não deve esquecer que a sua cura, a sua paz interior, depende justamente de se afastar dele por um tempo, afastando-se de sua influência e excluindo-o de sua vida.

4. As coisas podem ficar estranhas em eventos familiares

Como vocês dois não conversaram, o resto da família ainda pode estar em contato com o membro tóxico da família, então você pode se encontrar em situações embaraçosas quando encontrar essa pessoa em reuniões familiares.

Você pode tentar evitar ou mesmo recusar o convite. No entanto, a decisão razoável neste caso seria simplesmente reduzir a conexão ao mínimo. 

Você não precisa falar com ele mais do que dizer olá se não quiser, e esse é o ponto: faça como se sentir confortável.

5. Eles podem tentar usar familiares contra você

Uma pessoa manipuladora pode te afetar melhor usando outros membros de sua família contra você. Você pode convencer outros membros da família a falar com você e pedir desculpas, ou pode até se apresentar como uma vítima, o que pode virar sua família contra você. E você não estará lá para se proteger. 

Tendo se preparado com antecedência para este caso, você deve conversar sobre suas decisões com seus entes queridos e explicar-lhes os motivos. Eles entenderão e provavelmente ficarão ao seu lado.

6. Sua família pode tentar te forçar a se reconciliar

Em uma família onde a unidade deve prevalecer, ninguém deseja discórdia e inimizade. É por isso que os membros podem tentar fazer você enxergar melhor, convencê-lo a fazer as pazes com a pessoa tóxica. 

Eles podem argumentar que “sangue não vira água” ou podem tentar fazer você se sentir culpado por sua decisão, eles podem ficar ofendidos.

Eles também podem querer marcar uma reunião para você discutir seus assuntos e isso pode ser frustrante. Lembre-se de que você deve se manter firme: sua saúde mental é mais importante do que qualquer ilusão de “normalidade” que o resto de sua família está tentando manter.

7. Você finalmente se sentirá livre

Talvez o mais importante para você em tudo isso seja livrar-se da influência tóxica de seu familiar. Você não precisa mais carregar o fardo de lidar constantemente com suas mentiras e comportamento tóxico, então você pode finalmente se sentir liberado e muito mais feliz.

À medida que suas feridas mentais que lhe causarem cicatrizam, você se tornará muito mais confiante e sua auto-estima e valor próprio aumentarão. 

Certifique-se de manter seus entes queridos atualizados sobre como você está e entre em contato com eles se seus sentimentos levarem a melhor sobre você. É importante que você sempre tenha um suporte com o qual possa contar.

Deixe um comentário