Julianazati

7 Comportamentos do seu cachorro que você deve prestar atenção

Os cães são perfeitamente capazes de ler nossas emoções, mas às vezes, nós humanos, nem entendemos suas emoções mais básicas. Agora listamos 7 comportamentos que indicam que você deve dar mais atenção ao seu amigo de quatro patas.

1. Ele se encolhe com as orelhas e o rabo para dentro

Se ele estiver nessa postura, o cachorro pode estar tentando ignorar uma situação que não é a ideal para ele. Tenha cuidado especialmente se tiver filhos, pois eles estão mais próximos do nível dos olhos do cão. 

Quando eles olham com olhos de lobo, o cão pode perceber isso como uma ameaça e tentar se afastar da situação a princípio. Se não tiver oportunidade, rosna ou até morde.

É importante que os pais não deixem a criança sozinha com o cachorro sem antes ensiná-la a se comunicar com o animal. Acontece que são provocados sem o nosso conhecimento e vontade, porque não sabem que a sua “linguagem” é diferente da nossa.

2. Cauda enfiada entre as pernas

É muito comum ver cachorros nessa postura. Todos sabem que isso significa medo, mas poucos sabem que também significa ansiedade. Nesses casos, é importante que o dono aja de forma decisiva, para que a ansiedade não se transforme em agressão como mecanismo de defesa. 

Tente se aproximar do cão com calma, mas com cuidado. Não deixe que ele sinta o nervosismo em você.

Esse comportamento ocorre quando eles se sentem desconfortáveis ​​ou nervosos. Ambientes estranhos ou pessoas e animais desconhecidos geralmente desencadeiam esse tipo de reação. Cães submissos mantêm o rabo nessa posição com mais frequência, principalmente na presença de seus pares.

3. Rosnando

Ao rosnar, o cão dá uma espécie de aviso: “Basta!” Todo dono deve ficar atento a isso, afinal seu cachorro está incomodado com alguma coisa e fica inquieto. Outro motivo comum é o desejo de proteger seu território.

4. Deitado de costas

Quando um cachorro rola de costas, geralmente é para mostrar que está calmo e se sente seguro ao seu lado. Em alguns casos, no entanto, é exatamente o oposto.

1. Medo. Se o cachorro mostra repetidamente a barriga, provavelmente tem fobia de alguma coisa.

2. “Não me toque.” Se estiver com medo, é perfeitamente compreensível que o cachorro não queira ser tocado. Quando ele virar de costas por medo, não comece a acariciá-lo, em vez disso, deixe-o superar isso sozinho.

5. Lamber os lábios

Se o seu cachorro lambe a boca mesmo que não haja comida à sua frente, você deve prestar mais atenção a ele. A razão pode estar enraizada no medo, estresse ou nervosismo. Também pode ser acompanhado por outros sinais, como cauda dobrada.

6. Sinais de depressão

Os cães podem ficar deprimidos assim como as pessoas. Existem vários sinais a partir dos quais a condição pode ser diagnosticada:

  • Inquieto. Eles realizam algum movimento repetitivo em uma determinada área. Se ele estiver andando do lado de fora da porta, você pode até pensar que ele quer dar um passeio.
  • Hábitos de sono alterados. A letargia é um dos sintomas acompanhantes mais comuns da depressão, portanto, um animal letárgico não é saudável.
  • Hábitos alimentares alterados. Preste atenção se seu cão recentemente comeu menos ou nada.
  • Comportamento destrutivo. Se o seu cão começa a destruir aparentemente sem motivo e não obedece aos comandos, há algo mentalmente errado.
  • Lambendo almofadas. Os cães são diferentes dos gatos, não é normal que lambem os pés. Verifique se há ferimentos e, se não houver, tente distraí-los com um brinquedo.

7. Direção do abanar da cauda

Às vezes, você pode saber mais sobre o seu cachorro pelo rabo. Se o abanar do rabo for para a direita, então o animal está feliz e gosta da pessoa que está com ele. Se, por outro lado, oscilar mais para o lado esquerdo, significa que está estressado e preocupado.

Quer aprender a adestrar seu cachorro para que ele seja dócil e obedeça seus comandos? Assista o vídeo abaixo!

Deixe um comentário