Julianazati

7 Erros de cozimento de massa que fazem a massa parecer horrível

Se há um alimento que além de delicioso é preparado com o molho que gostamos, é fácil e rápido de cozinhar, é o famoso macarrão.

Quem em algum momento não comeu e cozinhou um delicioso prato de macarrão ou ravióli, ou qualquer um deles e já deliciaram o nosso paladar. Mas, sabemos como cozinhar corretamente? Ou cometemos erros acidentalmente que fazem nossa massa parecer sem graça ou horrível?

Por isso, a seguir, apresentaremos os erros mais frequentes que cometemos na hora de cozinhar nossas deliciosas massas.

1. Colocar o óleo na água

É muito comum pensarmos que se colocarmos algumas gotas de óleo na água, o macarrão, por exemplo, não vai grudar. Isso é correto, com certeza eles não vão grudar; Mas você tem que ter em mente que esses macarrões não grudam porque são lubrificados com óleo e obviamente quando você os coa e adiciona o molho que você escolheu, também não vai aderir.

Para evitar isso, basta lembrar que a panela tem que estar cheia de água e mexer o macarrão durante o cozimento, com isso o macarrão não gruda.

2. Usar uma panela pequena

Esse é outro problema que se torna muito comum na hora de cozinhar nossa massa. Sempre que for cozinhar massa, deve-se levar em consideração a quantidade que vai precisar e com isso procura uma panela grande para que a massa entre e fique bem coberta com água e com muito movimento por dentro. 

Se a panela for pequena, pode acontecer que a massa grude e, depois de cozida, muitas partes dela ficarão cruas.

3. Após o cozimento, passar pela água fria

Vamos pensar logicamente, se comermos o macarrão bem quente, com certeza se o acompanharmos com molho também ficará bem quente. Se passarmos a massa por água fria, ela vai esfriar, portanto ficará escorregadia, mais fria e o molho que você colocar não vai aderir bem. 

Mesmo se comermos nosso macarrão com manteiga, a manteiga não derreterá. Portanto, esta etapa é desnecessária, na maioria dos casos. A não ser que você cozinhou demais o macarrão, então, para parar o cozimento, é ideal jogar um pouco de água fria.

4. Colocar o macarrão antes da água ferver

Às vezes, com pressa, antes que a água comece a ferver, já colocamos o macarrão na panela. Mas, esse procedimento apenas tornará a massa pegajosa. A massa deve ser sempre cozida e colocada em água a ferver. 

5. Fazer o macarrão e depois o molho

Assim que a panela começar a ferver, acrescente a massa e com certeza, dependendo do tipo de massa que você escolher, ela estará pronta em no máximo dez ou quinze minutos.

Já o molho exige um procedimento um pouco mais complexo, pois para enriquecê-lo o cozimento será mais lento para que adquira o sabor desejado, portanto, não menos de 30 minutos para ficar pronto.

Portanto, você deve sempre começar a fazer o molho e, na metade do cozimento, você começará a cozinhar o macarrão. O molho deve esperar pela massa e nunca o contrário.

6. Não adicionar sal à água

Muitas vezes, principalmente se temos convidados, para evitar erros, preferimos colocar o saleiro em cima da mesa e fazer com que cada convidado coloque um sal a gosto na massa

Ou podemos até colocar sal na panela, mas em pouca quantidade. Isso é um erro, macarrão sempre tem que ser cozido em água fervente e que já tenha bastante sal, porque macarrão tem que absorver o sal, se não for o caso, eles ficarão sempre insípidos mesmo que você acrescente sal depois.

7. Marcamos o tempo de cozimento conforme indicado na embalagem

O tempo de cozimento é o que determinamos. Muitas vezes compramos nossas massas embaladas e seguimos exatamente o que suas instruções indicam. Mas desta vez nem sempre é o mesmo que precisamos no nosso prato. Portanto, se você pensa que já está pronto e tira, duas coisas podem acontecer, ou que a massa ainda está crua ou que, ao contrário, passou do ponto.

Para evitar isso, você só deve levar em conta um minuto antes do tempo que a embalagem marca para tirar um pouco e saboreá-lo. Se estiver al dente, ou seja, estiver firme e não estiver duro, ficará perfeito. Se você perceber que está um pouco difícil, você irá testá-lo a cada meio minuto até perceber que atingiu o ponto certo de cozimento.

Com esses erros comuns que costumamos cometer, você pode ir com segurança preparar um prato de massa requintado com a garantia de que desta vez, eles serão perfeitos!

Deixe um comentário