Perder mais de 20 quilos é uma meta que exige muito esforço e dedicação. “Para esse tipo de perda de peso, não é apenas necessário cuidar da dieta”, diz Devon Golem, diretor do programa didático de Dietética da Universidade Estadual do Novo México.
Para conseguir isso, precisamos mudar a mentalidade, o comportamento e até o meio ambiente. Todos esses elementos precisarão andar de mãos dadas para alcançar nosso objetivo.
Parece intimidador, certo? A verdade é que, em algumas ocasiões, o objetivo é tão distante que somos derrotados antes de iniciar nossa jornada, somos esmagados por todas as coisas que devemos fazer e, no final, nem sabemos por onde começar.
Nem tudo está perdido, confie em nós, mesmo uma perda de peso dramática como essa é absolutamente viável.
Você só precisará de desejo, força de vontade e siga estas 9 dicas para obter um peso saudável:
1- Seja realista com suas expectativas
“Antes de pensar em como mudar sua dieta, você deve ter a mentalidade necessária para iniciar essa jornada”, explica Golem. “Perder mais de 20 quilos leva tempo e nem sempre acontece a uma taxa previsível”.
Conhecer e internalizar isso de antemão ajuda a minimizar a decepção causada pelas semanas em que você sente que não progrediu.
2- Pense grande
Você não obterá resultados se mudar sua dieta, mas manter o mesmo estilo de vida.
“Coisas como sono, exercício e estresse estão diretamente relacionados ao nosso peso”, diz Golem. “Se ignorarmos alguns desses aspectos, podemos estar estragando os avanços que fazemos.”
Sem ir além, alguns estudos mencionaram que dormindo menos de 7 horas por dia, temos mais vontade de comer. Como você pode ver, você obterá melhores resultados quando todos os aspectos de sua vida estiverem equilibrados.
3- Esqueça atalhos ou soluções mágicas
Quando queremos perder peso, queremos mudar a dieta da noite para o dia e nosso corpo e nosso estilo de vida não percebem a diferença. Precisamos que o novo alimento se torne um hábito que poderemos prolongar com o tempo.
“Vamos tentar tornar essa nova maneira de nos alimentar algo natural para nós e não nos sobrecarregar”, diz Golem.
Uma mudança tão drástica leva tempo e prática. Soluções rápidas, como dietas extremas ou sucos milagrosos, não compõem uma dieta que possamos manter por toda a vida.
4- Domine um único hábito
Não fique sobrecarregado ao tentar criar 18 novos hábitos ao mesmo tempo. Concentre-se em um deles, tente adquirir o hábito de beber um litro e meio de água por dia ou elimine o açúcar do café da manhã. Depois de internalizar essa pequena alteração, você pode passar para a próxima.
A introdução de muitas alterações ao mesmo tempo pode causar frustração. Comece pequeno e adicione novos hábitos somente quando você conseguir lidar com eles.
5- Não se concentre nos números
Você pode pesar o mesmo que na semana passada, mas agora você tem mais energia do que antes e acorda mais ansiosamente todas as manhãs.
Vale a pena reconhecer esses pequenos sentimentos de satisfação como se fossem recompensas. Graças a eles, será mais difícil você desistir quando as coisas ficarem complicadas.
6- Água
Antes de eliminar alimentos que não são saudáveis para o seu corpo, tente adicionar itens que serão usados para alterá-los. A maioria das pessoas segue uma dieta com pouca água e vegetais, portanto, beber um litro e meio de água e 6-8 pedaços de vegetais por dia pode ser um bom começo.
“Quanto mais alimentos saudáveis você adicionar à sua dieta, menor será a sensação de privação quando você eliminar a comida lixo”.
7- Grãos não refinados sempre serão melhores
Uma das maneiras mais fáceis de se sentir satisfeito? Substitua os grãos refinados por grãos integrais ricos em fibras e proteínas.
Não troque pão branco por pão integral e sinta que já está bom. Geralmente, as versões de trigo integral são apenas um pouco mais ricas em fibras e geralmente têm o mesmo número de calorias que seus pães refinados.
Você realmente obterá uma quantidade maior de fibras e nutrientes se introduzir grãos integrais e intactos na dieta, como quinoa, aveia, arroz integral ou amaranto.
8- Cuide do tamanho das suas refeições
Todos os nutricionistas concordam que a quantidade que ingerimos é tão importante quanto o que ingerimos. Coma porções razoáveis fundamentais para a perda de peso.
É fácil esquecer que devemos respeitar as porções quando temos certos alimentos.
Aprenda e implemente proporções apropriadas que ajudam a perder peso sem muito esforço.
9- Não permita tentações
Ninguém perde 20 quilos comendo alguns pedaços de pizza aqui e alguns doces lá. É absolutamente essencial que você não permita que essas pequenas tentações estraguem seu progresso.
Quando você tem um dia ruim, geralmente ajuda a recuar, se acalmar e reconhecer que isso faz parte do processo de aprendizado. Pense em quando você aprendeu a andar de bicicleta e quantas vezes você teve que cair antes de dominar o pedal.
Não se castigue, se desanime, você pode acabar desistindo completamente. É melhor perdoar e seguir em frente.