A cúrcuma tem sido apelidada de “rainha das especiarias”, ela corajosamente protege sua saúde e oferece muitos benefícios ao corpo. Ao ingerir essa raiz de ouro, seus poderes rapidamente começam a funcionar.
A cúrcuma é nativa da Ásia e membro da família do gengibre. A raiz fornece a especiaria a ser consumida, que é moída em pó ou como uma pasta.
Se a cúrcuma parece estranha para você, pense na cor amarela brilhante do molho de curry e mostarda. Essa é a cúrcuma que também é o que dá o sabor vibrante às refeições.
O pigmento curcumina é o principal composto ativo da cúrcuma. Tem poderosos efeitos anti-inflamatórios.
É também um forte antioxidante, um micronutriente que bloqueia reações químicas prejudiciais.
Tem cinco vezes o poder protetor das vitaminas C e E. A cúrcuma tem altas concentrações de ferro, manganês e potássio. Também é uma boa fonte de vitamina B6 e fibras.
Agora veja o que acontece com o seu corpo se você consome 5g de açafrão diariamente:
1. Alivia dor nas articulações
Você sofre de artrite? A cúrcuma alivia os sintomas de dor nas articulações, rigidez e inchaço. Também melhora a mobilidade.
Estudos descobriram que a curcumina é tão eficaz quanto os antiinflamatórios não esteróides (AINEs). Esta classe de medicamentos inclui aspirina, Tylenol, Advil e Celebrex.
A curcumina evita os efeitos nocivos do uso prolongado, como hemorragia interna, úlceras, náuseas, vômitos, tontura, dor de cabeça e danos no fígado.
2. Protege o cérebro
Você pode prevenir a demência e a doença de Alzheimer com a cúrcuma. Esses distúrbios cognitivos são causados por placas e emaranhados no cérebro. As placas são aglomeradas de proteínas adesivas.
Com a idade, elas se acumulam entre as células nervosas e impedem a comunicação. Os emaranhados são fibras de proteína trançadas que impedem a entrada de nutrientes nas células cerebrais.
Placas e emaranhados alteram a função cerebral e a memória. No entanto, a cúrcuma ajuda a dissolver essas proteínas prejudiciais. Também promove a regeneração celular.