Para que a nossa saúde seja muito boa, o guia nutricional inclui gorduras e proteínas. Mas, também é sabido que o excesso delas pode ser realmente prejudicial à nossa saúde.
Nos anos 40, a carne vermelha era um luxo, por isso sua ingestão não era comum. Ao longo dos anos, a carne é incluída quase diariamente em nossas refeições.
Hoje, com base em estudos, sabe-se que em países onde o consumo é frequente, aumentou em número aumentado de pessoas com doenças digestivas.
Há evidências suficientes de que consumir carne vermelha em excesso causa problemas diferentes à nossa saúde.
5 Doenças que o consumo excessivo de carnes vermelhas causa
– Doença de Crohn
Doença Inflamatória do Intestino Delgado. O que acontece é que a carne que não pode ser absorvida em sua totalidade pelo intestino delgado, passa para o cólon, onde ele vai fermentar devido às bactérias que estão lá.
Essa fermentação causará efeitos tóxicos que atacam a mucosa do intestino. Pode causar sangramento, diarreia ou dor abdominal intensa.
– Doenças cardiovasculares
A carnitina presente nas carnes vermelhas, estimula a produção de compostos bioquímicos, que facilitam o acesso do colesterol na corrente sanguínea e impede o mesmo de descarte, concentrando-se nas artérias, gerando assim a predisposição para a doença cardíaca.
– Diabetes
A Diabetes é fortemente relacionada com o consumo de carne vermelha e salsichas.
Se aumentarmos a ingestão diária de carne por um período de 4 anos, aumentaria até 48% as chances de desenvolver Diabetes.
– Colesterol
O colesterol ruim no sangue vem do consumo de gorduras saturadas, presentes na carne vermelha.
Contribui para a formação de placas nas artérias (elas as cobrem) e isso pode levar ao aparecimento de arteriosclerose ou infarto agudo do miocárdio.
– Isso pode afetar nossa memória
De acordo com estudos, no momento de cozinhar carne a altas temperaturas, são liberados produtos químicos que causam o acúmulo de certas proteínas no cérebro e isso provoca a deterioração de algumas funções cerebrais, como a memória.
Conte se você consome muita carne vermelha ou pouco.
Você removeria completamente a carne vermelha de sua dieta?