Em um nível físico, escolher ser vegano sempre desperta uma controvérsia sobre se é ou não adequado.
Em um nível nutricional, eliminar a carne e os produtos lácteos; alimentos que são geralmente considerados como parte da “pirâmide nutricional” em que muitos especialistas são treinados. Mas, o que acontece com o seu corpo quando você se torna vegano?
Se você ouviu falar sobre o veganismo, pode ter sido em relação à dieta. Na verdade, é uma escolha que vai muito além disso: tem a ver com uma filosofia de vida.
As pessoas que escolhem ser veganas o fazem por causa da convicção de que todos os seres do mundo merecem ser respeitados.
É por isso que eles são contra qualquer abuso de animais e, portanto, não apenas abandonam o consumo de alimentos que contenham ingredientes, mas também não vestem ou usam tal material. Por exemplo, eles não usam couros ou peles.
No que diz respeito à saúde, a escolha de ser vegano sempre desperta uma questão polêmica sobre a eliminação ou não da carne e dos laticínios é adequada ao nível nutricional, uma vez que estes são alimentos considerados usualmente parte da pirâmide nutricional, com base na qual muitos especialistas são treinados.
Sim, é verdade que há riscos ao escolher uma dieta vegana, mas não há muito mais do que aqueles que são tomados quando se adota qualquer outro tipo de dieta.
É preciso ter cuidado e buscar equilíbrio, conhecendo as propriedades nutricionais dos alimentos para dar ao corpo tudo o que ele precisa.
O que acontece com o seu corpo quando você se torna vegano?
- Diminui o risco de doença cardiovascular
- O risco de hipertensão é reduzido
- Diminui a glicemia e o vício em açúcar
Isso ocorre porque carboidratos simples são substituídos principalmente por complexos, como cereais, legumes e nozes.
- Ao eliminar produtos lácteos, gases e indigestão diminuem
- Cólica menstrual melhora
- Você tem mais energia
- Você se sente mais leve
- Em um nível mental e espiritual, você se sente mais satisfeito com você
- Você reduz o risco de obesidade
Isso ocorre porque é uma mudança nos alimentos que envolve a incorporação de menos gordura saturada e mais fibras.
- Você reduz a possibilidade de sofrer de doenças como Alzheimer e Parkinson
Isso ocorre porque mais antioxidantes são consumidos em frutas e legumes. De fato, os alimentos vegetais geram menos estresse oxidativo e menor resistência à insulina.
- Desintoxica o corpo
- Você fortalece o sistema imunológico
Além desses benefícios em um nível físico, ser vegano ajuda o planeta, já que reduz o consumo de recursos necessários para criar animais, diminui o uso de espaços naturais para criar locais para criar ou matar animais de forma massiva e a poluição gerada pelas fezes e gases dos animais é reduzida.
Mas, se você está pensando em adotar o veganismo em sua vida, recomendamos que você o faça com a ajuda de um especialista que possa te acompanhar, já que qualquer mudança na dieta pode levar algum tempo para se adaptar, e é melhor ter cuidado.
Além disso, você pode participar de grupos de veganos para conhecer e aprender mais sobre essa filosofia de vida que aposta em ser empático com todos os seres e não apenas com as pessoas.