A decisão de ser vegano geralmente é motivada pela rejeição do uso de produtos e alimentos de origem animal. No entanto, o veganismo não é apenas benéfico para os animais, mas também há efeitos positivos para as pessoas e o planeta.
Vantagens da dieta vegana para a saúde
Existem muitas dúvidas sobre se ser vegano é bom ou ruim, mas muitos especialistas reconhecem que comer corretamente uma dieta vegana é benéfico para o nosso corpo.
Existem apenas riscos de ser veganos se a dieta for descompensada e não nos preocuparmos em manter o suprimento de nutrientes necessários para o nosso corpo ou se houver alguma patologia que torne incompatível dispensar completamente a carne ou qualquer um dos produtos de origem animal. Exceto por essas exceções, o veganismo permite:
- Reduzir o risco de doenças cardiovasculares
- Diminuir o risco de hipertensão
- Reduzir a taxa de diabetes porque os carboidratos menos simples são consumidos e substituídos por carboidratos complexos, como cereais, legumes e nozes.
- Melhorar a TPM após eliminar os laticínios.
- Aumentar os níveis de energia graças à contribuição energética de frutas, legumes, verduras e cereais.
- Diminuir a probabilidade de ser obeso porque a ingestão de gordura é menor, menos calorias são consumidas e a quantidade de fibra (elemento saciante) é aumentada através dos vegetais.
- Reduzir o risco de câncer e doenças cerebrais, como Alzheimer e Parkinson, porque consumimos mais antioxidantes, fitoquímicos de antocianina e carotenóides (com efeitos anti-carcinogênicos) através de frutas e vegetais e paramos de comer toxinas do metabolismo animal.
- Melhorar o sistema imunológico
- Perder peso, mas de maneira saudável, sem passar fome e receber os nutrientes necessários para o nosso corpo.
Benefícios do veganismo para o meio ambiente
Não apenas a produção de produtos artificiais gera danos ao meio ambiente, mas o uso abusivo de animais também desequilibra e afeta a natureza. Portanto, ao interromper o consumo de animais, obtemos efeitos benéficos como estes:
- A redução de recursos necessários para criar os animais, já que muitas frutas, vegetais, água, terra etc. devem ser usadas para alimentá-los, bem como a energia necessária para seus recintos.
- A diminuição de espaços naturais ou habitats destruídos para criar instalações artificiais.
- A redução da poluição gerada pelos animais através de suas fezes e gases.
No entanto, a passagem ao veganismo não é fácil e podemos encontrar alguns obstáculos ou problemas: conheça e se prepare para enfrentá-los!