Estamos cada vez mais conscientes da importância de uma alimentação saudável. Uma alimentação saudável é a chave para nos manter fortes e jovens.
Médicos e nutricionistas consideram açúcares, calorias, gorduras hidrogenadas, carboidratos refinados e carnes processadas como fonte de muitos dos problemas de saúde da população. Mas, você sabe exatamente quais alimentos são os mais prejudiciais?
20 Piores alimentos que você pode comer
1- Adoçantes artificiais
Embora os adoçantes artificiais tenham 0 calorias, eles foram associados ao ganho de peso. E foi demonstrado que algumas alternativas ao açúcar, como aspartame ou sacarina, podem levar ao diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial e altos níveis de açúcar no sangue.
2- Carne processada
As carnes processadas, sejam defumadas, salgadas ou contendo conservantes químicos, estão associadas a um risco aumentado de câncer de cólon. Além disso, elas geralmente contêm muito sal, gordura e muito poucos nutrientes.
3- Alimentos congelados
Eles não têm nada a nos oferecer em termos de valor nutricional. Eles são uma bomba de gordura, calorias e sódio. Mesmo essas opções com baixo teor de gordura não são saudáveis, pois são altamente processadas e cheias de produtos químicos.
4- Donuts
Esses deliciosos doces são basicamente compostos por três ingredientes: açúcar, farinha e óleo, e nenhum deles é bom para o corpo. Comer uma rosquinha diária pode adicionar à sua dieta entre 1.500 e 2.000 calorias, o que se traduz em muita gordura extra.
5- Batatas fritas
Além de serem “carboidratos ruins”, cheios de gordura, as batatas fritas contêm acrilamida, um conhecido agente cancerígeno que se forma quando os alimentos são assados ou fritos em altas temperaturas.
6- Hambúrgueres
Os hambúrgueres que você come nos restaurantes geralmente contêm mais de 20% de gordura, o que significa que eles estão cheios de colesterol e outros componentes prejudiciais. Se você também adicionar queijo e bacon, o teor de gordura aumenta.
Idealmente, se você quiser comer um hambúrguer, faça em pequenas quantidades e verifique se o teor de gordura é inferior a 15%.
7- Bebidas energéticas
As bebidas energéticas não são apenas prejudiciais à saúde, podem ser perigosas devido à grande quantidade de cafeína e açúcar que contêm. Além disso, houve alguma controvérsia com o uso de aditivos como a taurina, que tem sido associada a um aumento no efeito da cafeína.
8- Alimentos com baixo teor de gordura
Não se deixe enganar por alimentos “com pouca gordura”. Esses tipos de biscoitos, molhos para salada, iogurtes e outros alimentos geralmente substituem o açúcar e o sal por outros componentes prejudiciais que agregam sabor.
9- Margarina
Houve um tempo em que quase todo mundo acreditava que a margarina era mais saudável que a manteiga. No entanto, nada está mais longe da realidade. Está cheio de gorduras trans que aumenta o colesterol, o risco de doenças cardíacas e derrames, e pode até danificar as paredes dos vasos sanguíneos.
10- Pizza
Pizza não é a comida mais saudável do mundo, pois é apenas massa e queijo. Mas no caso do fast food, a coisa é muito pior. Uma pizza pequena equivale a cerca de 1.080 calorias, 36 gramas de gordura e mais do que a quantidade diária recomendada de sódio.
11- Refrigerantes
Refrigerantes são uma das maneiras mais fáceis de consumir grandes quantidades de calorias sem perceber. Apenas dois refrigerantes por semana podem quase dobrar o risco de câncer de pâncreas. E consumir mais de 2,5 por dia aumenta significativamente o risco de morte por doenças cardiovasculares, bem como o risco de desenvolver diabetes.
12- Frappuccino
Um frapuccino de caramelo e creme pode conter até 420 calorias, 9 gramas de gordura saturada e 66 gramas de açúcar. Embora possa parecer a melhor opção para um dia quente de verão, definitivamente não é.
13- Cachorro-quente
As carnes processadas, como dissemos, são consideradas cancerígenas pela Organização Mundial da Saúde. Os cachorros-quentes, por exemplo, contêm produtos químicos chamados aminas heterocíclicas, que alteram o DNA e podem aumentar o risco de câncer.
14- Pipoca
Se você comprar os grãos de milho, adicione o azeite e um pouco de sal, a pipoca pode ser uma opção saudável. No entanto, aqueles que vendem para microondas estão cheios de produtos químicos, conservantes, sal e óleos parcialmente hidrogenados.
15- Macarrão instantâneo
Embora os japoneses considerem a invenção do século XX, eles estão longe de ser uma opção saudável. Um pacote padrão contém 400 calorias, 14 gramas de gordura e 66% da quantidade diária recomendada de sódio. Além disso, eles dificilmente contêm fibras ou proteínas, então você não ficará muito satisfeito e sentirá fome novamente em breve.
16- Sucos embalados
Embora seja o lanche de muitas crianças, esses sucos geralmente contêm tanto açúcar quanto um refrigerante. Idealmente, escolha as opções “100% suco de fruta” e ainda perca os nutrientes e as fibras da fruta naturalmente.
17- Salsicha
Salsichas também estão incluídas nas carnes processadas. Basicamente, a carne é retirada, liquefeita e misturada com produtos químicos e sódio. Elas praticamente não têm valor nutricional.
18- Fatias de queijo
O queijo está cheio de gordura, que é muito rica em colesterol e calorias. Um pedaço de queijo pode conter até 4 gramas de gordura, mais da metade saturada.
19- Doces embalados
Os doces embalados usam os piores aditivos químicos, como xarope de milho ou óleo de soja parcialmente hidrogenado, para aumentar sua vida útil, além de grandes quantidades de açúcar.
20- Pão branco
Durante os processos de moagem, a farinha branca refinada descarta suas fibras e nutrientes. Sem fibra, a farinha se decompõe imediatamente em glicose e aumenta os níveis de açúcar no sangue no organismo.
Você consome esses alimentos regularmente? Você sabia que eles eram tão prejudiciais à saúde? Conte nos comentários!
Compartilhe os alimentos que você não deve comer com seus amigos!