Os pais sempre buscam oferecer as melhores alternativas e métodos para que seus filhos tenham os melhores resultados. Embora seja inevitável cometer certos erros durante o processo de criação dos filhos, isso geralmente ocorre inconscientemente.
É por isso que aqui estão alguns dos erros mais comuns que os pais tendem a cometer com frequência. Que podem manifestar consequências no desenvolvimento emocional das crianças, caso não se corrijam esse comportamento.
20 Erros mais comuns que os pais cometem
1. Falta de paciência: Um erro comum dos pais é apressar os filhos por falta de tempo e paciência. Isso impede que as crianças desenvolvam suas habilidades em seu próprio ritmo.
2. Apressar: A rotina agitada faz com que os pais se mantenham em ritmo acelerado. Um erro grave que impede as crianças de ter tempo para aprender e descobrir.
3. Ignorar seus sentimentos: As crianças experimentam dor, tristeza e raiva de forma diferente dos adultos, por isso requer empatia, paciência e compreensão das emoções das crianças.
4. Comparações: Comparações afetam negativamente o desenvolvimento da criança, prejudicam sua autoestima e confiança em seus relacionamentos, habilidades e qualidades.
5. Discutir na frente deles: As agressões físicas ou verbais tendem a marcar as crianças, pois é um comportamento fácil de imitar e aprender.
6. Promessas não cumpridas: Fazer promessas vazias e não cumpri-las prejudica a confiança e o respeito pelos pais.
7. Não confiar o suficiente: A confiança é essencial para o vínculo entre um pai e seus filhos, desta forma eles reconhecem suas palavras e conselhos.
8. Crítica-los para outras pessoas: As palavras podem causar grande dano à autoestima das crianças, que podem ser afetadas pelas críticas.
9. Exigir demais: Todas as crianças precisam de liberdade para encontrar a si mesmas e o que desejam ser ou fazer no futuro.
10. Não tolerar erros: O sucesso e o fracasso trazem experiência, conhecimento e ensinamentos para todas as pessoas, por isso mesmo os erros têm valor para o crescimento dos filhos.
Erros que os pais precisam corrigir imediatamente:
11. Parar de se projetar neles: Respeite suas decisões, opiniões e pensamentos, seus sonhos e objetivos são apenas seus e não devem fazer parte da criação de seu filho.
12. Gritar na frente deles: As palavras têm um grande impacto nas crianças, principalmente os gritos e xingamentos típicos de um momento de emoção.
13. Tentar ser o melhor amigo: Ao buscar uma amizade, perde-se o valor do respeito que os filhos deveriam sentir pelos pais. Além de mantê-lo afastado das outras crianças, focando nos interesses dos adultos.
14. Não deixar a criança errar: As crianças precisam cair para aprender a se levantar, acontecimento natural que acontece na vida pessoal, profissional e sentimental. Ao evitar isso, cria-se um equívoco sobre os erros, capaz de afetá-los no futuro.
15. Ensinar através da proibição: Proibir não é um método construtivo de aprendizagem, pois gera o efeito oposto, especialmente em crianças desafiadoras. Melhor mostrar o que é bom e o que não é, para que possam entender o que devem e podem fazer.
16. Vida de mentiras: A verdade é necessária por mais cruel que seja, é melhor contar às crianças a realidade e o que acontece. Assim poderão confiar e contar consigo nas dificuldades, reconhecendo a sua honestidade.
17. Incentivar a perfeição: Ninguém é perfeito, sempre há falhas, erros, mal-entendidos e problemas. A falsa sensação de perfeição impede as crianças de visualizar a realidade, acreditando na fantasia que seus pais lhes incutiram.
18. Superproteção: Para se desenvolverem como pessoas, as crianças precisam viver suas próprias experiências positivas e negativas, longe da proteção de seus pais. Só então você descobrirá seus limites, qualidades e capacidades.
19. Os deixar de lado: Os filhos devem ser a principal prioridade na vida dos pais, mesmo que haja outros deveres ou necessidades. Ao colocá-los de lado em um momento de necessidade, os filhos se sentem menos amados, valorizados e apreciados, sentimento que afeta sua autoestima com o tempo.
20. Desvalorizar suas experiências: As conquistas e aventuras das crianças têm um alto valor para seu desenvolvimento pessoal. Mesmo que seja um pequeno feito, seu esforço, dedicação e esforço devem ser apreciados.