Açaí é fruto de uma palmeira chamada Euterpe oleracea, que vem principalmente da região amazônica do Brasil, em áreas pantanosas e úmidas.
Hoje, o açaí é considerado um superalimento por ser uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Ele também contém aminoácidos, ácidos graxos saudáveis, minerais e fibras vegetais. Sua demanda tem crescido notavelmente em todo o mundo pelos benefícios que traz à nossa saúde.
É um fruto pequeno, arredondado, de cor roxa forte, semelhante a uma uva, mas com menos polpa e com um caroço grande no interior. A semente ocupa 80% do fruto, sendo o restante polpa e casca. A sua coloração depende do grau de maturação, sendo mais escura à medida que amadurece. É colhido duas vezes por ano.
O açaí é um fruto do consumo diário de certas populações indígenas (populações caboclas) do Brasil, representando quase 50% de sua dieta.
É comercializado principalmente em bebidas, sucos, polpas congeladas ou suplementos nutricionais, pois essa fruta permanece fresca por um curto período de tempo.
Propriedades nutricionais:
Como mencionamos anteriormente, o açaí é considerado uma superfruta por todos os seus atributos nutricionais.
O açaí se destaca sobretudo pela alta concentração de antioxidantes. Contém flavonóides (taxifolina, orientina) e antocianinas, ambos poderosos antioxidantes que protegem contra o envelhecimento celular e os radicais livres.
É uma excelente fonte de fibras, aminoácidos, ácidos graxos insaturados (monoinsaturados 60% -poliinsaturados 13%). Entre eles estão o ácido palmítico, o ácido oleico (ômega 9), o ácido linoléico (ômega 6) e o ômega 3. Da mesma forma, é rico em vitaminas A, B, C, cálcio, ferro, ácido aspártico, ácido glutâmico e fitoesteróis.
Benefícios do açaí para nossa saúde:
- Antioxidantes: graças as antocianinas e outros flavonóides,ele nos protege dos radicais livres, evitando os danos celulares. O açaí tem uma alta capacidade de absorção de radicais livres de oxigênio que retarda o processo de envelhecimento.
- Energia: ajuda a aumentar os níveis de energia e resistência devido ao seu teor de carboidratos, proteínas e gorduras. Portanto, os atletas consomem logo antes de uma competição.
- Coração: promove a saúde cardiovascular devido às fibras alimentares, ácidos graxos monoinsaturados e fitoesteróis presentes no açaí. As antocianinas melhoram a circulação sanguínea e previnem a arteriosclerose.
- Sistema digestivo: por conter fibras, previne a constipação, regulando o trânsito intestinal e a motilidade.
- Sistema ósseo: devido ao cálcio, é remineralizante e pode ajudar a prevenir a osteoporose.
- Sistema nervoso: os ômega 3 e 6, entre outros ácidos graxos, são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro. Ajuda a melhorar a concentração.
- Sistema imunológico: o ácido elágico contido no açaí, reforça o sistema de defesa do nosso corpo, pois ajuda a resistir a bactérias e vírus.
- Visão: as antocianinas e a vitamina A do açaí são eficazes para melhorar a visão.
- Açaí e perda de peso: embora o açaí seja promovido para uso na perda de peso, ainda não há evidências científicas para afirmar esse efeito. Ainda mais estudos são necessários para chegar a essa conclusão.
É necessário esclarecer que mais estudos ainda devem ser realizados para determinar com certeza seus efeitos no nosso organismo, a eficácia e a quantidade de que precisamos para atingir os efeitos desejáveis de redução de peso.
Lembre-se que o ideal é consumir o açaí puro e sem açúcar em sua composição!
*Esse artigo é apenas informativo, procure sempre um médico ou nutricionista*