Como tempero, o açafrão é bastante conhecido, mas você sabia que seu consumo pode trazer muitos benefícios à saúde?
É uma especiaria que vem sendo estudada devido às suas propriedades medicinais, razão pela qual em alguns casos é utilizada para a fabricação de certos medicamentos. Devido a essas qualidades, descubra quais são os benefícios do açafrão para a saúde e aprenda como aproveitá-los ao máximo.
Sobre o açafrão:
O açafrão está entre as especiarias mais caras do planeta. Por ser um produto tão delicado, deve ser escolhido a dedo e, como se não bastasse, a planta não é simples de cultivar.
Embora se pense que esta planta é nativa da Espanha, a verdade é que vem da Grécia, onde suas propriedades medicinais eram altamente reverenciadas. Era bastante comum que as pessoas consumissem açafrão para aumentar a libido e o humor. Embora também tenha servido para melhorar a memória.
Outra razão pela qual o açafrão é uma espécie tão cara é que são necessárias até 75.000 flores dessa planta, apenas para produzir quase meio quilo dessa especiaria.
Quais são os usos do açafrão?
Há quem se pergunte para que serve o açafrão, pois além de ser uma planta que serve como condimento, também serve para outras coisas. Tanto os estigmas quanto as pétalas de açafrão são usados como medicamentos diversos. Muito útil no combate a doenças como asma e dores de garganta. Também funciona como expectorante e como remédio para tosse.
Da mesma forma, é utilizado no tratamento de problemas do sono, para reduzir as chances de sofrer depressão, alívio das dores do parto, psoríase, entre outros. Há mulheres que afirmam que consumir açafrão é muito útil para o alívio das cólicas menstruais, bem como para a síndrome pré-menstrual. No caso dos homens, pode ser de grande ajuda evitar a ejaculação precoce, assim como a infertilidade.
Na área culinária, além de ser uma especiaria, funciona como corante para alguns alimentos, proporcionando também um sabor delicioso. Outro uso do açafrão é utilizado em seus extratos, pois podem ser usados como corante para certos tecidos ou como fragrância para perfumes.
Quais os benefícios que o açafrão oferece?
Consumir açafrão regularmente pode fornecer uma série de benefícios para a saúde:
1. Fonte de antioxidantes
Esta é uma planta que possui uma variedade incrível de componentes vegetais que são responsáveis por atuar como poderosos antioxidantes. Que são moléculas com a capacidade de proteger as células contra o estresse oxidativo e contra os efeitos dos radicais livres. Os antioxidantes mais importantes do açafrão são a crocetina, kaempferol, crocín e safranal.
Compostos como a crocetina e a crocina fazem parte dos carotenóides, sendo responsáveis por dar ao açafrão aquela cor vermelha característica. Eles protegem as células e têm propriedades antidepressivas.
2. Melhora o humor e combate a depressão
Existem aqueles que apelidaram o açafrão como o especial do sol. Não tem nada a ver com a cor que caracteriza a planta, mas seus efeitos para iluminar o humor da pessoa. Estudos científicos foram capazes de verificar que os suplementos de açafrão funcionam como placebos para aliviar a depressão leve ou moderada.
No entanto, embora esses resultados tenham sido obtidos, mais pesquisas ainda são necessárias para saber sua eficácia no controle da depressão.
3. Efeitos que ajudam a melhorar a visão
Existem algumas propriedades do açafrão para a visão que parecem ser muito eficazes. Especialmente no caso de adultos que sofrem de degeneração muscular senil. Oferecendo proteção contra radicais livres.
4. Diminuir o apetite
De acordo com alguns resultados obtidos em pesquisas relativamente recentes, o consumo regular de açafrão parece diminuir o apetite. Neste estudo de oito semanas, foi mostrado que aquelas mulheres que tomaram suplementos desta planta sentiram que seu estômago estava mais cheio. Elas começaram a comer com menos frequência, o que as ajudou a perder peso, em comparação com o grupo que tomou placebos.
5. Tem propriedades afrodisíacas
Alimentos afrodisíacos são todos aqueles que ajudam a estimular a libido. Demonstrou-se que o açafrão tem grandes propriedades afrodisíacas. Especialmente eficaz para quem precisa de antidepressivos.
6. Melhorar a memória
A crocina no açafrão é muito útil para melhorar as habilidades cognitivas e para melhorar a memória, especialmente em pessoas com Alzheimer. Seus benefícios são muito semelhantes aos que podem ser obtidos com o uso de alguns medicamentos. Com a diferença que esta planta não produz efeitos colaterais.
7. Cuidar da pele
Alguns cremes incluem açafrão em seus componentes e ajudam a aliviar a coceira, oferecem proteção contra os raios solares e ajudam a manter a hidratação da pele.
Contra-indicações do consumo de açafrão
Em quantidades normais, o consumo de açafrão é totalmente seguro, desde que seja como condimento. Porém, quando esta planta for consumida como medicamento por longos períodos, será necessário atentar para as contra-indicações e efeitos secundários como:
– Ansiedade
– Diminuição do humor
– Boca seca
– Agitação
– Suor excessivo
– Sonolência
– Mudanças no apetite
– Náusea ou até vômito
– Dores de cabeça
– Obstipação ou, em certos casos, diarreia
Em algumas pessoas, o consumo excessivo de açafrão pode causar fortes reações alérgicas. Não é aconselhável a qualquer momento consumir esta planta em grandes quantidades. Exceder 5 gramas pode levar ao envenenamento. E se a dose chegar a 20 gramas pode causar a morte.
Evite seu consumo nos seguintes casos
Gravidez ou amamentação: pode fazer com que o útero se contraia, causando um aborto espontâneo. Em relação ao aleitamento materno, não há muitas informações, mas recomenda-se consumir açafrão exclusivamente em quantidades de especiarias.
Transtornos de personalidade: como o açafrão afeta o humor, pode desencadear alta excitabilidade e comportamento impulsivo em pessoas com esse transtorno.
Pressão arterial baixa: alguns dos efeitos desta especiaria são a redução da pressão arterial. Portanto, se você tem problemas com a pressão arterial baixa, é melhor evitar o seu consumo.
*Este post é apenas informativo e não substitui uma consulta médica de forma alguma. Em caso de dúvidas procure um médico!*