O chuchu é um fruto da família das cucurbitáceas que agrupa várias espécies tropicais utilizadas para alimentação humana e animal.
Entre essas espécies estão abóbora, pepino, melão e chuchu.
O chuchu é nativo da América e os principais centros de cultivo estão no México, Guatemala e Costa Rica.
O que é chuchu?
O chuchu é um fruto cuja cor pode variar de verde escuro a amarelo pálido e sua forma é muito semelhante a uma grande pera.
A polpa desta fruta é carnuda, apresenta uma cor esbranquiçada em cujo centro pode encontrar uma semente plana e lisa. Esta semente também é consumida.
As plantas que são cultivadas florescem na primavera e produzem os frutos no verão. Enquanto as plantas silvestres crescem da primavera ao início do inverno, mostrando os frutos do final do verão ao início do inverno.
Características do chuchu:
Essa fruta pode atingir de sete a vinte centímetros de comprimento e pesar de trezentos gramas a dois quilos. Dependendo de como a planta cresce, seus frutos atuam de maneira diferente.
Esta planta cresce melhor em condições temperadas com chuvas abundantes, e costuma gastar entre noventa e cem dias para obter a primeira fruta.
O chuchu pode ser consumido fervido ou mesmo frito em ambos os sentidos, os benefícios do chuchu são extensos. A carne desta fruta é doce e contém muita água, então os benefícios do chuchu são ainda melhores.
Para que serve o chuchu?
O chuchu está associado a importantes propriedades nutricionais, por isso seu consumo é altamente recomendado. Entre suas propriedades está seu poder depurativo, facilitando principalmente a eliminação de toxinas através da urina.
Devido ao seu alto teor de água, sua contribuição calorífica é mínima, similarmente suas raízes são semelhantes às das batatas. Existem até mesmo algumas regiões onde a parte onde as raízes formam tubérculos é consumida, assim como é feito com batatas.
Propriedades do chuchu
- Este alimento tem uma grande quantidade de minerais, como zinco e potássio. O zinco, por outro lado, favorece a formação de enzimas e o metabolismo das proteínas.
- Ele também tem magnésio, que é um mineral necessário para o metabolismo das gorduras e para a transmissão de impulsos nervosos. Também possui aminoácidos essenciais que o corpo necessita para a formação de proteínas.
- Deve notar que o nosso corpo precisa de vinte e dois aminoácidos para formar proteínas. Desta forma, o chuchu contém nove dos aminoácidos que são essenciais e que também o organismo não pode sintetizar por conta própria.
- Alguns destes aminoácidos são lisina, leucina, metionina, triptofano e valina. O chuchu não contém colesterol ou gorduras saturadas e também tem baixo teor de amido.
Por outro lado, as folhas e raízes, desta fruta são usadas para preparar infusões que serão posteriormente utilizadas para o tratamento de bronquite, hipertensão e arteriosclerose.
Benefícios de comer chuchu:
Alguns dos benefícios do chuchu são os seguintes:
- Diminui o colesterol
- Melhora a função intestinal
- Previne o câncer
- Ajuda na perda de peso
- Previne e combate a diabetes
- Hipertensão de combate
- Previne o acidente vascular cerebral
- Colaborar no tratamento e prevenção da anemia
- Rejuvenesce a pele
- Fornece energia
- Ajuda não reter líquidos
- Alto teor de fibra
- Contém vitamina C
- Alto teor de água
- Fortalece os ossos
- Previne doenças cardíacas
- Calmante para a saúde respiratória e pulmonar
É assim que podemos perceber que o chuchu é uma fruta rica em minerais e vitaminas que, juntamente com uma dieta balanceada, pode ser muito útil.
Desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de várias doenças do nosso corpo.