Um em cada dez americanos afirmam que sofrem de inchaço regularmente, mesmo quando não comeram uma grande refeição. Às vezes, o inchaço pode se tornar grave o suficiente e ser notável no abdômen.
Gases e inchaço são geralmente relacionados à dieta, então você pode notar que algumas mudanças simples no que você come vai fazer muita diferença. Ainda assim, se seu estômago não se acalmar, não há necessidade de correr para o médico ou farmácia.
Neste artigo, vamos falar sobre quatro ingredientes naturais que podem ajudar a aliviar o inchaço.
O que causa inchaço?
Várias coisas podem instigar episódios de inchaço. Aqui estão alguns comuns:
– Certas frutas e legumes: Certos vegetais contêm uma boa quantidade de amido, incluindo couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e cenoura, o que pode criar uma sensação gasosa. Frutas com alto teor de açúcares naturais, como damascos e ameixas, também podem contribuir para gases e inchaços.
– Produtos lácteos: A lactose, ou açúcar do leite, pode ser uma fonte de inchaço e desconforto intestinal se você for sensível a ela. Mais do que provavelmente, você já sabe se é intolerante à lactose.
– Adoçantes: A frutose, um açúcar natural adicionado a muitos alimentos processados, é difícil para muitas pessoas digerirem. O sorbitol, um adoçante artificial, não pode ser digerido. Ambos podem criar algum problema sério de inchaço, por isso, esteja ciente deles na próxima vez que você comer. Tente limitar a quantidade de frutose e sorbitol que você consome diariamente.
– Grãos integrais: Os grãos naturais contêm uma infinidade de benefícios para a saúde, mas às vezes podem causar inchaço e problemas de gases.
A fibra é um carboidrato indigerível que, quando consumido em grandes quantidades, pode criar inchaço, gases e até constipação. Essa é uma das razões pelas quais os nutricionistas não recomendam o aumento súbito e agudo de fibras na dieta.
Em vez disso, lentamente adicionando fibra e dando o seu corpo um período para ajustar é uma opção melhor. Além disso, certifique-se de consumir muita água, pois a H2O pode ajudar a evitar que a fibra absorva muita água de dentro do trato digestivo.
4 ingredientes que podem ajudar com o gases e inchaço:
1. Óleo de camomila
O óleo de camomila foi mostrado para ajudar a reduzir a inflamação intestinal e aliviar dores provocadas por cólicas. Camomila também pode ajudar a aliviar a diarreia, azia crônica, perda de apetite, náuseas, enjôo e vômitos.
Embora mais pesquisas devam ser conduzidas, o óleo de camomila também pode ajudar a livrar o corpo de toxinas.
2. Óleo de cominho
Dizem que o óleo de cominho faz maravilhas pelas cólicas intestinais e pela dor generalizada no estômago. Pode também ajudar nos sintomas da síndrome do intestino irritável, como constipação, diarreia e flatulência.
Mulheres grávidas não devem usar óleo de cominho, nem devem ser expostas à luz solar após serem aplicadas na pele.
3. Óleo de gengibre
Os benefícios potenciais para a saúde do gengibre incluem aliviar enjôo, náusea, falta de apetite e dor.
O gengibre também é conhecido por suas propriedades que ajudam a reduzir a flatulência, gases e desconforto abdominal.
4. Óleo de hortelã-pimenta
Dos quatro óleos mencionados aqui, o óleo mais provado para ajudar a aliviar o gás e o inchaço é o óleo de hortelã-pimenta.
Se tomado em forma de cápsula ou aplicado e esfregado na pele, a hortelã-pimenta pode ajudar a acalmar os músculos do estômago e reduzir a dor das cãibras.