Amitriptilina engorda?

No artigo de hoje você ira conferir se Amitriptilina engorda e muito mais. Continue lendo e confira logo abaixo!
Amitriptilina
Os antidepressivos considerados mais antigos levam o nome de tríciclicos e entre eles está a Amitriptilina. Este medicamento é utilizado no tratamento de depressão e outras doenças psíquicas como pânico e ansiedade. Assim como acontece com outros depressivos existe todo um temor dos efeitos colaterais que eles causam. Ninguém deve tomar antidepressivo sem consentimento médico, são remédios que causam alterações no corpo e precisam ser usados com cautela. Da mesma forma que quem toma Amitriptilina não deve interromper o tratamento sem autorização médica. A depressão é uma doença séria e precisa ser tratada como tal. Na lista de efeitos colaterais que as pessoas temem ao tomar antidepressivos está o ganho de peso.
Amitriptilina engorda
Amitriptilina
Antidepressivos tríciclicos têm como um efeito colateral o ganho de peso – (Imagem ilustrativa)
Quando a questão é se ao consumir a Amitriptilina engorda a resposta pode ser sim na maioria dos casos. Assim como todo efeito colateral há pessoas que desenvolvem ou não. A Amitriptilina ajuda no ganho de peso por aumentar o apetite do paciente, que passa a comer mais e por isso engorda. Os antidepressivos mais antigos que não possuem ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), são mais propensos a este efeito. Isto acontece porque a Amitriptilina age no cérebro local onde o apetite é regulado, por isso os pacientes podem sentir mais fome.
O uso contínuo da Amitriptilina pode levar a engordar mais não é regra. Em alguns pacientes o efeito é contrário e acontece a perda de apetite e como consequência a perda de alguns quilos. Os pacientes que sentirem outros efeitos colaterais ou se incomodarem com o ganho de peso precisam informar ao seu médico. Interromper o tratamento não é a solução e dificilmente este remédio pode ser substituído por outro. Para quem consome Amitriptilina e está engordando o segredo para reverter a situação é fazer atividades físicas e manter uma alimentação saudável.
Uma caminhada de 40 minutos já pode fazer toda diferença, principalmente para aqueles que sentem o apetite aumentar. Os exercícios ajudam no tratamento de doenças como depressão. Uma dieta balanceada também pode ajudar no tratamento médico e ajudar o paciente a não engordar. Uma boa alimentação possui todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. Tomar medicamentos por conta própria em conjunto com o Amitriptilina pode ser perigoso, por isso o acompanhamento médico é fundamental.

Este post tem 3 comentários

  1. Maria Fatima

    em menos de um mes engordei 4kg ,tenho sempre uma fome de leão , e com a agravante de fazer retençao de liquidos !!Tomo ainda Flexiban e Venaflaxina 150mg ,tenho um quadro clinico de FIBROMIALGIA ,,,,,que fazer numa situaçao destas ?Tenho 1,57 de altura e 90 kg de peso ,pareço uma bola e isto esta a fazer-me mal e estou a perder a autoestima 🙁 Peço ajuda ….grata .Maria de Fatima Sousa

  2. Unknown

    Melhorei 70% da dor de cabeça, mas infelizmente engordei 6 kilos em três meses!

Deixe um comentário