Julianazati

Aprenda a cultivar vegetais em pequenos espaços na sua casa

Cada vez mais pessoas em todo o mundo querem cultivar seus próprios vegetais. No entanto, a falta de jardim ou de espaço ao ar livre pode ser uma limitação que as pessoas encontram.

Fazer um jardim em um apartamento pequeno é mais fácil do que você pensa. Você pode até usar os alimentos que encontra à primeira vista na cozinha.

Como obter sementes? Cultive seus próprios vegetais

  • Tomate: Retire a polpa gelatinosa com as sementes. Deixe em um copo por 48 horas, depois lave na peneira e deixe as sementes secarem em um pano. Assim estarão prontos para semear.
  • Alho: Pegue um dente de alho e coloque sobre um copo de água. A planta vai gerar raízes para buscar água.
  • Pimenta: Abra uma pimenta seca, separe as sementes e semeie diretamente. Cubra com solo não superior a meio centímetro.
  • Aipo: Deixe a parte onde nascem os talos sem danificar e coloque no chão.
  • Batata: Escolha batatas com brotos, enterrando no máximo 10 cm tomando cuidado para não danificar os brotos.
  • Gengibre: Pegue os rizomas e enterre horizontalmente apenas pela metade. Não é necessário cobrir completamente.
  • Lentilhas e feijão: Deixe de molho, tomando cuidado para que a água os cubra, por 8 horas. Lave e passe a semear as sementes.
  • Chia, linhaça e sementes não torradas: Semeie diretamente. Não enterre, deixe na superfície e borrife com água 3 vezes ao dia.
  • Cebola: Pegue os bulbos germinados e enterre a três quartos de sua altura.

Onde e como semear? 

Deve haver um local fixo e que recebe sol, porque é essencial para o crescimento das hortaliças. Porém, o ideal é que seja protegido do frio, pois a geada é um risco fatal para muitos vegetais. É o caso do pimentão, tomate, chia, gengibre e feijão.

Então deve ser decidido em que as sementes serão semeadas. É preciso considerar o tamanho da planta, a chia pode medir mais de 1,5 m de altura, exigindo um vaso maior que 40 cm. 

A linhaça, o tomate, a pimenta malagueta, o feijão, a lentilha e a batata atingem uma altura de 0,4 m, bastando um pote com mais de 20 cm. O alho é o mais fácil de cultivar, ele se adapta bem a potes pequenos.

Quanto aos nutrientes de que o solo necessita, são fáceis de escolher, para isso basta um bom solo com folhas para os produtos crescerem em boas condições. Já a irrigação vai depender do tipo de cultivo. 

Nesse período do ano a água de que precisam é menor do que no verão. No caso de uma panela de 40 cm de diâmetro, a rega não deve ultrapassar 1 copo de água por dia ou o equivalente a mais dias. Regar a cada 3 ou 4 dias é o ideal. No verão, seria necessário o dobro de água.

Em relação às recomendações sobre o que semear nesta época do ano, deve-se destacar que o alho é bom para plantar ao ar livre. Suportando bem o frio do inverno e não exigindo muito espaço.

Deixe um comentário