Julianasoares

Banho de sol é bom para a pele e para o humor de acordo com a ciência!

O sol é nosso amigo. A exposição ao sol reduz o estresse e a ansiedade e nos torna mais saudáveis e felizes. Bastam 6 a 10 minutos por dia para usufruir dos efeitos benéficos da exposição ao sol. O dermatologista Vincenzo Bruni garante que o sol faz bem à saúde. Vamos descobrir todos os benefícios que o sol traz ao nosso corpo.

O banho de sol melhora nosso humor. O dermatologista diz que, quando nos expomos ao sol, a serotonina, substância mais conhecida como hormônio da felicidade, é liberada em nosso corpo, por isso quem sofre de ansiedade e depressão é aconselhado a se expor ao sol.

Quando tomamos sol, estocamos vitamina D, uma fonte de bem-estar para nossos ossos. A vitamina D também é capaz de “proteger” nosso sistema imunológico. O dermatologista recomenda se expor ao sol 30 minutos por dia.

Algumas pessoas sofrem de dermatite atópica ou psoríase. Essas patologias melhoram com a exposição ao sol. São muitos os estudos científicos que confirmam melhorias, afirma a dermatologista.

O dermatologista Vincenzo Bruni defende que para obter todos os efeitos positivos proporcionados pela exposição ao sol é necessário tomar sol aos poucos. Ao nos expor gradualmente, nosso corpo produz melanina que nos protege de queimaduras e irritação, nos protegendo da radiação.

Comece se expondo 10 minutos por dia a partir da primavera para aumentar a exposição de vez em quando. Médicos como o Dr. Lair Ribeiro indicam que a exposição seja feita entre as 11 da manhã e às 15 horas da tarde, esse é o horário ideal para se beneficiar da vitamina D, ao contrário do que muita gente pensa, esse horário é benéfico, só tome cuidado para não ficar muito tempo evite queimaduras.

A nutrição também tem sua importância. Prefira frutas vermelhas e laranja, vegetais verdes e beba muita água. A hidratação é essencial para um bronzeado perfeito. A pele deve ser elástica, só com a quantidade certa de líquidos, a elasticidade certa é garantida aos tecidos.

*Esse post não substitui uma consulta ao dermatologista*

Deixe um comentário