Que as castanhas têm muitos benefícios para a pele, cabelo e saúde não é surpreendente. As castanhas são uma das melhores fontes de nutrientes!
25 gramas de castanhas (14 metades) contêm:
- 185 Calorias;
- 4,8 g de proteínas;
- 27% do valor diário de gordura (destes 86% são gorduras saudáveis);
- 7% de fibra dietética;
- 11% de magnésio;
- 4% de ferro;
- 10% de vitamina B6
Elas oferecem tudo, desde vitaminas B a ácidos graxos ômega 3, vitamina E e muito mais.
Essas castanhas estranhas em forma de cérebro são melhores para sua saúde do que você imagina.
Aqui estão os benefícios das castanhas para sua saúde, pele e cabelo.
1. Pode melhorar a saúde do coração
As castanhas têm um componente chamado ácido elágico que atua contra o acúmulo de gordura no interior das artérias.
Os depósitos de gordura dentro das artérias, chamados placas, endurecem com o tempo e estreitam as artérias, às vezes até quebrando e bloqueando completamente o fluxo sanguíneo.
Isso leva a pressão alta e distúrbios cardíacos associados, como derrame ou ataque cardíaco.
A inflamação também desempenha um papel importante no acúmulo de placa.
Isso também pode ser resolvido com castanhas, pois elas contêm ácidos graxos ômega-3 que reduzem a inflamação e diminuem o acúmulo de placa.
Esses ácidos graxos também podem melhorar o funcionamento das células endoteliais que revestem a parede interna das artérias, o que ajuda a regular o alargamento e o estreitamento das artérias, modulando a pressão arterial.
2. Pode retardar o envelhecimento
Castanhas contêm muitos antioxidantes, como compostos polifenólicos e flavonóides que que impedem o dano celular intempestivo em seu corpo causado por moléculas reativas chamadas radicais livres. É assim que as castanhas retardam o envelhecimento.
3. Pode combater o câncer
Castanhas contêm antioxidantes, como ácido elágico e elagitanina, que podem ajudar a suprimir a formação de certos tipos de câncer, como o câncer de cólon.
Acredita-se que o ácido elágico causa apoptose ou morte celular de células cancerosas no cólon.
Estudos em animais também mostraram benefícios no controle de câncer de mama, rim e próstata, e pesquisadores sugerem que as castanhas são incluídas na dieta para prevenir o câncer.
4. Pode melhorar a qualidade do esperma
O simples fato de acrescentar meia xícara de castanhas à sua dieta pode ajudar a melhorar a qualidade geral do seu sêmen, melhorando o número de espermatozoides com forma e tamanho normais (morfologia do esperma), seu movimento (motilidade) e sua capacidade de sobreviver (vitalidade).
Isto é possivelmente devido ao fato de que as castanhas aumentam os níveis de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 no sangue que são necessários para a saúde do sêmen / espermatozoide.
5. Pode ajudar na saúde do cérebro
As castanhas podem ajudar na saúde do cérebro relacionada à idade, atrasando o início e retardando a progressão da doença de Alzheimer.
A castanha contém antioxidantes que protegem os nervos, como os polifenóis, o ácido graxo linolênico, o folato e a vitamina E, que previnem os danos aos nervos causados pelos radicais livres.
Mesmo em adultos jovens, melhora a capacidade de extrair inferências de um amplo conjunto de informações generalizadas – uma capacidade conhecida como raciocínio inferencial que é essencial para o cérebro.
6. Pode controlar diabetes tipo 2
Se você tem diabetes tipo 2, torne as castanhas uma parte regular de sua dieta e continue por um tempo.
Em um estudo, adultos com diabetes tipo 2 com excesso de peso ingeriram um quarto de xícara de castanhas todos os dias durante vários meses.
Em apenas 3 meses, eles observaram uma diminuição significativa nos níveis de insulina em jejum, indicando que seus corpos usavam insulina para controlar os níveis de glicose mais eficientemente do que antes.
Uma vez que tanto a resistência à insulina e diabetes são causadas por baixo grau de inflamação (que é causada pela resposta imune), acredita-se que esta proteção é proporcionada por estes anti-inflamatório.
7. Pode melhorar a qualidade do sono
Entre outras coisas, as castanhas também contêm melatonina, o hormônio responsável por causar o sono.
Foi observado em estudos com animais que a ingestão de castanhas aumentou os níveis de melatonina no sangue de animais.
Comer alimentos ricos em melatonina ajuda a adormecer mais rápido e melhor e reduz o número de vezes que você acorda à noite.
8. Pode reduzir a inflamação e melhorar a artrite
As castanhas são um dos alimentos recomendados para aqueles com artrite, uma condição que é caracterizada por inflamação no corpo, causando dor e inflamação das articulações.