Cientistas explicam por que acordar cedo faz mal à saúde – Você vai gostar dessa notícia!

Você está visualizando atualmente Cientistas explicam por que acordar cedo faz mal à saúde – Você vai gostar dessa notícia!

Existem pessoas que têm uma ótima facilidade para acordar cedo todas as manhãs antes de irem ao trabalho, enquanto outras precisam colocar mais de cinco alarmes no celular para poder sair da cama. 

Se você é um dos últimos e odeia acordar cedo, vai adorar a explicação científica que trazemos hoje para você sobre por que acordar cedo faz mal à saúde.

Você finalmente tem uma desculpa para dormir mais!

Universidade de Westminster (Reino Unido) realizou um estudo que mostra que acordar cedo é prejudicial, uma vez que aqueles que quem acorda cedo têm mais estresse, dores de cabeça, resfriados e até mau humor do que aqueles que não acordam cedo.

42 pessoas participaram do estudo e o único teste a que foram submetidas foi a coleta por cientistas de uma amostra de saliva 8 vezes por dia durante 48 horas seguidas.

A primeira amostra era sempre tirada quando os sujeitos acordavam. Metade dos participantes do estudo acordou antes das 7:30 da manhã e os testes revelaram que eles tinham um nível mais alto de cortisol no corpo e que permaneceram elevados ao longo do dia.

O cortisol é um hormônio relacionado ao estresse, além de aumentar o nível de açúcar no sangue.

Além desse hormônio, eles também descobriram que acordar cedo fazia com que tivessem dores de cabeça e era muito mais difícil interagir socialmente com outras pessoas. 

Como se isso não bastasse, eles também tiveram um resfriado com mais facilidade do que aqueles que acordaram mais tarde.

O responsável pela investigação foi Ángela Clow e garante que este estudo é muito importante, pois marcou uma clara diferença entre as supostas vantagens de acordar cedo ou não todos os dias. 

Até o presente estudo, o fato de acordar cedo estava sempre associado a uma maior capacidade de concentração e atividade dos sujeitos ao longo do dia; no entanto, foi cientificamente comprovado que o oposto é verdadeiro.

O estudo também determinou que aqueles que acordaram mais tarde trabalharam melhor durante o dia. No entanto, apesar do estudo, os cientistas dizem que não se trata apenas do número de horas que você dorme durante a noite, mas que o que mais influência é o momento exato em que acordamos.

Compartilhe esta notícia curiosa com todos os seus amigos e familiares.

Deixe um comentário