A transição de uma dieta normal para uma dieta vegana não é fácil, mas também não é impossível. Força de vontade e determinação são essenciais para ser vegano, pois teremos que introduzir mudanças importantes em nossa dieta e em nossa lista de compras.
Não há maneira concreta de mudar para a comida vegana, pois existem vários fatores que podem influenciar, como quem cozinha, onde comemos e qual é o nosso gosto.
Passos para ser vegano
O principal objetivo é ter uma dieta 100% vegetal, na qual não exista carne nem produtos de origem animal, incluindo ovos e laticínios. Para isso, precisaremos eliminar alguns e adicionar outros. Isso implica não apenas uma mudança de forma, mas também de consistência, sabores e receitas.
Como eliminar alimentos na dieta vegana?
Além da carne, o veganismo elimina peixes, ovos, laticínios… Esses tipos de alimentos estão tão arraigados em nossa dieta que eliminá-los de uma só vez pode ser muito difícil.
Talvez eliminar apenas a carne seja mais fácil se uma das razões pelas quais decidimos ser veganos é que não gostamos muito de seu sabor ou porque nossa consciência a identifica antes como um ser vivo.
No entanto, a eliminação de ovos e laticínios é uma das etapas mais complicadas, já que geralmente não as relacionamos tão facilmente com os animais, mas eles vêm deles.
Alguns recomendam manter esses alimentos quando iniciamos uma dieta vegana e os removemos mais tarde. No entanto, com esta etapa, corremos o risco de ficar cada vez mais difícil parar de comê-los, porque nos acostumamos a combiná-los com a ausência de carne e peixe.
Portanto, quando se trata de ser vegano, é melhor apostar na periodicidade em vez da seleção de alimentos, ou seja, reduzir o tempo por semana em que ingerimos esses alimentos proibidos no veganismo e eliminá-los pouco a pouco, mas todos eles de uma vez.
Como incluir novos pratos e sabores na comida vegana?
Muitos consideram que a comida vegana é ruim, perde sabores e se torna insípida. No entanto, existe uma grande variedade de receitas com as quais podemos manter uma dieta vegana rica e saborosa. Da culinária indiana e árabe à culinária asiática, passando pelo Mediterrâneo, oferece uma grande variedade de 100 refeições de vegetais.
Nosso melhor aliado serão as especiarias, capazes de fornecer uma ampla variedade de aromas e gostos.