Como Ensinar As Crianças a Serem Pacientes? 7 Dicas

Você está visualizando atualmente Como Ensinar As Crianças a Serem Pacientes? 7 Dicas

A paciência é uma dádiva e nos ajuda a ser felizes. A má notícia é que nem todos nós temos paciência, a boa notícia é que você aprende a ter.

Uma pessoa paciente e calma estará menos sujeita ao estresse e sofrerá de problemas físicos derivados da ansiedade. Você levará a vida com mais filosofia e verá o lado bom das coisas com mais facilidade do que os outros.

Se pudermos incutir paciência em nossos filhos, estaremos os ajudando a serem mais felizes. Então, vamos colocar essas dicas em prática no dia a dia:

1. Ensine-os a explorar os detalhes

Um exercício que podemos praticar diariamente é ver as pequenas coisas que muitas vezes passam despercebidas com a velocidade da vida. 

Se estivermos no parque, por exemplo, procure insetos, observe as flores que estão para se abrir, ouvir os pássaros, acompanhar o processo das estações nas árvores… Isso vai te ajudar a relaxar e investigar o mundo ao redor. 

2. Procure entretenimento

Quando algo demora a chegar, podemos brincar para encontrar coisas de uma determinada cor. Você aprenderá a se divertir enquanto espera. 

3. Seja proativo com o tempo

Se você vai viajar ou vai ao médico, lugares onde costuma haver atrasos, leve uma mochila com jogos, cadernos para pintar, livros ou bonequinhos. O tempo vai passar sem perceber. Se puder, evite telas (iPad, celular ou computador). Mantenha isso como último recurso.

4. Dê o exemplo

Isso é um dever. Se a criança nos vir perdendo a paciência com frequência (no carro, na fila, com outras pessoas), ela repetirá nosso comportamento. 

Agora você sabe, comece a se mostrar calmo e positivo. No final das contas, não é por perder os nervos que as coisas acontecem antes.

5. Atividades calmas

Ler, desenhar e montar quebra-cabeças podem ser muito eficazes para educar a paciência. Ofereça jogos que exigem sua atenção e segurança.

6. Compreenda suas necessidades e horários

Não espere que o pequeno se acalme se estiver com fome, com sono ou cansado. É urgente atendê-lo o quanto antes porque ele não consegue se acalmar e a cada minuto que passa ele fica mais nervoso. 

Devemos também ter em mente que sua percepção do tempo não é a nossa, ou seja, não prevemos um acontecimento com muita antecedência, pois você e nós se desesperar com suas dúvidas. Portanto, se você for a um evento especial, conte a eles no dia anterior. Será melhor para todos.

7. Explique porque você tem que esperar

Por educação, por respeito, porque tem coisa que melhora esperando um pouco, porque vale a pena esperar. Fale com ele sobre tudo isso com exemplos práticos à medida que ele cresce e sempre cumpra o que prometer enquanto espera. Se dissermos que quando terminarmos a limpeza vamos dar uma volta, é assim que deve ser.

Se seguir essas dicas e dar o exemplo, garanto que você terá em casa um pequeno cada vez mais paciente e tranquilo, que saberá aproveitar ao máximo a vida e não perderá a calma facilmente.

Este post tem um comentário

  1. Vânia Delgado

    É pura verdade, pois digo aos meus netinhos que a paciência é uma virtude, e que devemos ter calma porque assim dá certo e a gente fica feliz. Enquanto esperamos um lanche ou alguma outra coisa sempre faço brincadeiras com eles que os distraem.

Deixe um comentário