Todos sabemos que o abacate é uma fruta exótica e muito carnuda, que a sua polpa é amarelada e que é extremamente rica em nutrientes. Pode ser consumido cru ou cozido e geralmente é encontrado em todas as épocas do ano.
Mas, há algo que nos complica na hora de preparar o abacate, é a oxidação que o abacate sofre.
É por isso que a seguir damos algumas dicas para que a partir de agora você possa consumir seu abacate sem escurecer ou sofrer a menor alteração.
1. A cebola ajuda
A cebola é um dos muitos alimentos que nos ajudam a manter o abacate em bom estado. Em geral, deve ser usada a cebola roxa que contém a maior quantidade de flavonóides, pigmentos encontrados em vários vegetais e que protegem dos antioxidantes.
Deve-se levar em conta que a cebola cortada em rodelas deve ser colocada junto à casca do nosso abacate, pois se entrar em contato com a polpa vai absorver o sabor da cebola, tirando o sabor do abacate.
2. Água Fria
Este método certamente foi visto em algum lugar onde você foi comer. Os abacates são cortados e mantidos expostos ao ar até serem colocados no alimento desejado, então uma tigela com água bem fria, e até mesmo gelo, costuma ser colocada e colocada dentro.
Isso evita o contato com o ar e evita a oxidação. Mas neste caso, tenha em mente que se trata de uma solução temporária, serve apenas para mantê-lo em bom estado por algumas horas.
3. Papel filme
Lembre-se que o ar é o que causa a oxidação do abacate, portanto se tivermos sobra, devemos embrulhar imediatamente esse excesso em filme plástico, lembrando que a embalagem deve ser bem estanque, para que não haja resíduo de ar que toque contra nós. Com isso você terá o abacate útil por mais dias.
4. Vamos experimentar o suco de limão
Sabemos que há frutas que não se oxidam, como o grupo dos cítricos. Por isso, se colocarmos em um recipiente todos os pedaços de abacate que sobraram da comida que acabamos de preparar e espremer suco de um limão, é mais do que suficiente para evitar a oxidação e mantê-lo por mais dias em perfeitas condições.
5. Azeite
Esta é outra forma prática de preservar nossos abacates. O que teremos que fazer é pintar todos os pedaços de abacate que sobraram com azeite de oliva em toda a superfície, vamos garantir que o abacate não fique exposto ao ar e oxide, pois a camada de óleo que se forma no a fruta protege você desse processo.
Agora, com estas dicas temos a certeza de que demos a vocês algumas ferramentas muito interessantes que farão com que os abacates que você tem que guardar para consumir em outra hora, fiquem nas condições desejadas sem parecerem pretos.