Como evitar um resfriado? 9 Métodos naturais usados pelas nossas avós

Você está visualizando atualmente Como evitar um resfriado? 9 Métodos naturais usados pelas nossas avós

A gripe e o resfriado são as infecções respiratórias mais comuns que habitam o planeta. Na verdade, em algum momento da nossa vida, experimentamos aquela congestão desconfortável ou coriza, espirros constantes, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, diminuição do apetite, febre, etc. 

Principalmente em mudanças bruscas de temperatura ou durante dias frios de inverno, quando há maior tendência ao contágio quando se inala gotículas de tosse ou espirro com o vírus, ou algo que contém o vírus é tocado e depois toca a boca, nariz ou olhos. 

Embora resfriados e gripes tenham sintomas semelhantes, a diferença é que a maioria das pessoas ficam resfriadas várias vezes ao ano e ficam com gripe apenas uma vez em vários anos.

Para evitar que esse tipo de vírus se incube em nosso corpo, precisamos fortalecer o sistema imunológico. Aqui está uma lista de truques para prevenir a gripe ou resfriado: 

  • Faça exercícios regularmente. O exercício aeróbico ajuda a criar resistência a infecções e melhora a adaptação às mudanças no clima e na temperatura. É aconselhável praticar 30 minutos, 3 vezes por semana. 
  • Lute contra o estresse. O repouso e a meditação podem fortalecer o sistema imunológico, principalmente lutando contra os sintomas de fadiga, irritabilidade, esgotamento da vitalidade, inflamação crônica e assim por diante. 
  • Evite tabaco, bebidas alcoólicas, refrigerantes e excesso de açúcar. A combinação de cansaço, cafeína, açúcar, tabaco e bebidas alcoólicas pode contribuir para um resfriado. Por outro lado, a melhor forma de combater a fadiga, a insônia e a prática de exercícios é uma alimentação saudável que aumente as reservas de micronutrientes e vitamina C. 
  • Retome uma dieta balanceada, pobre em açúcares e farinhas brancas que fornecem muitas calorias e poucos nutrientes; e alto consumo de frutas e vegetais, principalmente frutas cítricas, como laranja e limão.
  • Reduz o consumo de leite de vaca em todas as suas formas, pois aumenta a produção de catarro e reações inflamatórias. Em vez disso, consuma iogurte natural – sem açúcar, para fortalecer a flora intestinal e, assim, prevenir infecções.
  • Coma mais piloncillo, mel ou estévia. 
  • Spirulina, por ser fonte de proteínas e carboidratos, vitaminas, minerais e oligoelementos. Ajuda a desintoxicar o corpo, melhorando a digestibilidade e fortalecendo o sistema imunológico.
  • Evite pés frios. Escalda pés todas as noites: ferva 1 L de água, quando estiver fervendo adicione 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado, tampe, desligue e descanse por 10 min. Coloque este chá coado em um recipiente e acrescente mais 1 litro de água quente. Mergulhe os pés em água tão quente quanto tolerado por 20 min.
  • Pimenta preta e chá de mel. A pimenta estimula a circulação e o fluxo de catarro, e o mel é um alívio natural para a tosse. Use uma colher de chá de pimenta fresca e duas colheres de sopa de mel em uma caneca e, em seguida, encha com água fervente. Cubra e deixe de molho por 15 minutos, coe e beba. (Cuidado, para quem sofre de gastrite não se recomenda comer pimenta de nenhum tipo).

Deixe um comentário