Julianazati

Como limpar corretamente o porcelanato? Passo a passo fácil, rápido e eficaz

O porcelanato é o material cerâmico com o qual os nossos pavimentos são normalmente revestidos. Este revestimento é ideal porque permite a sua mistura com outros materiais, tornando os nossos pavimentos de design confortáveis ​​e super práticos de limpar.

Este material não é difícil de limpar, mas além da limpeza, é necessário que de vez em quando prestemos atenção para que o porcelanato brilhe e se mantenha da melhor forma. No artigo de hoje, vamos lhe dar alguns truques para que possa desfrutar de um pavimento luminoso e bonito. Está pronto?

1. Limpe a superfície

A primeira coisa que você deve fazer para que seu porcelanato brilhe como nenhum outro é limpar bem a superfície. Isso é importante para fazer com uma escova de cerdas macias ou um pano sem textura para evitar arranhões.

Às vezes esquecemos de varrer, aspirar ou limpar com um pano seco para remover poeira, cabelos ou possíveis restos de comida que possam estar no nosso porcelanato, mas esta etapa é fundamental para podermos limpar e polir posteriormente.

2. Vá até a superfície

Outro passo importante para verificar se o seu piso de porcelanato está limpo de sujeira, pó, cabelos ou restos de alimentos, depois de varrido é passar por cima dessa superfície com um esfregão ou pano fino sem textura ou com pó para verificar se não há nada lá.

Depois de fazer essa revisão na superfície do porcelanato, você estará pronto para aplicar o produto que deseja sobre ele para lhe dar brilho, devolver a cor e o tom que pode ter perdido com o uso contínuo.

3. Aplicar produtos pouco abrasivos

A aplicação do produto em seu piso de porcelanato deve ser medida, pois o porcelanato necessita de produtos pouco abrasivos para evitar arranhões ou deixar marcas indesejadas em sua superfície.

Água morna + sabão neutro

Se o que você procura é um produto caseiro sem adição de produtos químicos, o que mais recomendamos é usar água morna com sabão neutro. Para isso, deve-se colocar 3 litros de água morna em um balde e um pequeno pedaço de sabão neutro (1/6 de uma saboneteira).

Você pode esperar que se dissolva ou esmague com as mãos para que a água fique ensaboada. Assim que a mistura estiver pronta, você pode espalhar no chão e esfregar com um pano macio.

Vinagre + água morna

Se você quiser outra opção natural e sem produtos químicos que também possa encontrar em sua própria casa, é o vinagre. O vinagre é um excelente desengraxante e limpador, mas também é um ótimo neutralizador de odores, por isso também é recomendado para superfícies de porcelana muito aglomeradas. 

Você pode misturar com 2 litros de água e 2 colheres de sopa de vinagre.

Produtos químicos

Se você optar pela venda de um produto químico, verifique se esse produto é bom para não deixar nenhum tipo de marca no seu lindo porcelanato. Além disso, sempre dilua com água morna para obter um maior efeito desengordurante. É aconselhável esfregar com um pano de microfibra ou algum pano sem textura.

4. Seque a superfície

Por fim, depois de varrer o porcelanato, revendo a superfície até que esteja em ótimas condições, limpa de todo tipo de sujeira e aplicando o produto de sua escolha na superfície, é melhor secar. E a secagem também é uma parte importante da limpeza do porcelanato.

Para tal deve utilizar um pano de microfibra ou também um pano anti-pó conhecido com o qual se pode secar a superfície sem deixar marcas e assim apresentar um porcelanato super brilhante e em ótimas condições de limpeza.

Deixe um comentário