Julianasoares

Depois de ler isso você nunca mais vai jogar a água do arroz fora

Muito alimentos possuem aplicações diferentes da usual, que é ingeri-los. Atualmente vem se tornando cada vez mais viral os usos tópicos da água proveniente do arroz.

Mas, não se confunda achando que essa água é aquela que normalmente descartamos ao lavar o arroz, a água que está sendo utilizada, é a que é feita a partir de um longo descanso dos grãos imersos na água.

A água de arroz já é algo muito utilizado na Ásia e esse é um dos motivos de ter se popularizado tanto, afinal, os benefícios eram comentados por todos que passavam a utilizá-la.

Nesse artigo vamos destacar os poderes dessa água nos âmbitos de estética e saúde e até mesmo ensinar como fazer essa preciosidade.

Benefícios da água de arroz para a estética

Para a estética, a água de arroz possui propriedades muito convenientes, pois além das vitaminas, possui em si minerais e também antioxidantes.

Essas características garantem propriedades que ajudam a combater inflamações e irritações de pele, prevenir o envelhecimento precoce e proteger dos raios solares.

Outro fator especial, é que a água possui um composto chamado inositol, que é responsável por promover o crescimento de células e estimular o fluxo sanguíneo, o que faz com que a pele tenha uma diminuição de poros abertos e também previne os sinais iniciais de avanço da idade.

A seguir você pode conferir alguns dos benefícios de seu uso:

  • É excelente para ser utilizada como tônico facial;
  • Reduz o tamanho dos poros e auxilia em fechá-los;
  • Contribui para melhorar o aspecto devido a acne;
  • Deixa a pele mais suave e macia;
  • Ajuda a clarear e atenuar manchas decorrentes da exposição ao sol, assim como prevenir o aparecimento das manchas causadas pela idade.
  • Pode ser aplicada nos cabelos para dar suavidade e um toque a mais de brilho.

Benefícios da água de arroz para a saúde

A água do arroz é rica em nutrientes e vitaminas, que durante o cozimento do grão são perdidos.

Entre eles, os mais importantes são: ferro, potássio, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Tendo em vista isso, a água pode ser aproveitada ao ser ingerida, e ajuda de diversas formas e em vários aspectos, confira a seguir:

  • É recomendada para o tratamento de problemas gastrointestinais, como diarreia, vomito, náuseas e semelhantes;
  • Ajuda a prevenir gastroenterite e prisão de ventre;
  • É recomendado também para mulheres gestantes, a fim de auxiliar na produção de leite materno;
  • Auxiliar em regular a temperatura corporal;
  • Ajuda a aliviar irritações de pele (Consulte sempre seu dermatologista);
  • E também proporciona bastante energia.

Como fazer a água de arroz?

Assim como dito no início do artigo, a água de arroz não é aquela que tradicionalmente é descartada quando o lavamos. Embora a água descartada possa ser utilizada, ela não conseguirá ter um desempenho tão bom quando a água devidamente preparada, que é fervida.

E não se preocupe, a fervura não fará a sua água perder os compostos e nutrientes, apenas o grão perderá.

Para fazer a água, será necessário 1 xicara de arroz branco e 4 xicaras de água filtrada. Você primeiro irá adicionar a água em um recipiente e a deixará ferver, adicionando em seguida o arroz.

Essa mistura ficara em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Após o tempo acima determinado, você irá coar o arroz e reservar a água, de preferência em um recipiente de vidro.

Após isso, você já pode consumir o produto. Caso vá ingerir, uma dica é realizar a adição de uma pequena quantidade de açúcar e canela, a fim de aromatizar. Porém, caso vá utilizar o produto no rosto, é indicado que o mesmo seja resfriado em geladeira, e depois aplicado com a ajuda de um algodão sobre a pele.

É importante ressaltar que o consumo por gestantes deve ser acompanhado por seu médico obstetra e nutricionista, e não é indicado a adição de canela.

A bebida pode ter acompanhamentos como frutos secos, caso não seja em situações que envolvem problemas gastrointestinais, como com diarreia.

Agora que você conhece todos esses benefícios, e sabendo também do quanto é em conta esse alimento, parta para o supermercado e aproveite para testar todas essas dicas. Boa sorte!

Deixe um comentário