Julianazati

Descubra os incríveis benefícios que a hortelã pode ter para seu corpo e saúde

Quando pensamos em “hortelã”, a primeira coisa que vem à mente são balas, chicletes ou pastas de dente com sabor desta planta e que garantem um hálito fresco. 

A hortelã também é usada para temperar saladas, pratos principais, sobremesas e tigelas de frutas grandes. Mas, esta é apenas a ponta do iceberg de todas as propriedades “mágicas” que ela apresenta.

Além de ser usada como alimento, esta erva aromática pode ser usada para aliviar muitas doenças corporais, que variam de náusea a congestão nasal.

Hortelã-pimenta cresce em muitas variedades diferentes, com perfis internos que surpreendentemente beneficiam o corpo, bem como papilas gustativas. Devido à sua grande acessibilidade, quase qualquer pessoa pode obter uma boa quantidade para provar seus muitos benefícios medicinais.

Descubra todas as doenças que a hortelã é capaz de curar. Pode ser que na próxima vez que você fique doente, lembre-se desta erva fabulosa e resolva seus problemas!

A hortelã-pimenta é uma erva aromática que pode ser facilmente cultivada e mantida em um jardim ou em um vaso.

Além de seu delicioso aroma e sabor, os inúmeros usos higiênicos e medicinais a tornam uma planta muito popular.

Embora os suplementos de ervas de hortelã nunca devam substituir as instruções do médico, certamente pode ajudar a aliviar as doenças e desconfortos do dia a dia.

Continue lendo para saber como a hortelã-pimenta pode ajudar a melhorar sua vida!

Benefício nº1: Alivia náuseas

Há uma razão pela qual geralmente somos aconselhados a mascar chiclete de hortelã-pimenta quando sentimos náuseas.

Isso ocorre porque o cheiro forte de hortelã-pimenta pode aliviar o estômago e as dores de cabeça. O efeito é alcançado graças ao esmagamento das folhas de hortelã.

Benefício nº2: Eliminar o congestionamento nasal

A hortelã contém mentol, uma substância que entra rapidamente nas cavidades nasais e as limpam como uma rajada de vento forte e fresca.

Ela também contém um agente anti-inflamatório, chamado ácido rosmarínico, que ajuda a combater os sintomas alérgicos convencionais.

Beber chá de hortelã ou inalar o aroma do óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a introduzir elementos curativos desta planta no corpo.

Benefício nº3: Previne a acne

A vitamina A encontrada na hortelã pode ajudar a controlar o excesso de gordura da pele.

Os antioxidantes que possui também mantêm a pele saudável, clara e livre de bactérias.

Pode ser aplicado topicamente na pele como creme, ou você também pode fazer uma mistura com outros produtos adequados, como pepino ou suco de limão.

Benefício nº 4: Melhora a higiene bucal

Isso pode parecer bastante óbvio, já que a maioria dos cremes dentais tem sabor a menta, assim como enxaguantes bucais, mas nunca é demais lembrar!

A qualidade aromática da hortelã a torna perfeita para a luta contra germes e mau hálito.

Portanto, além de usar hortelã através de cremes dentais, não se esqueça de concluir sua limpeza oral com um bom enxágue de hortelã!

Benefício nº5: Fornece poderosos antioxidantes

A hortelã-pimenta possui uma das maiores habilidades antioxidantes, em comparação com outros alimentos.

Antioxidantes destroem muitas bactérias causadoras de doenças.

Portanto, mesmo se você não estiver com febre ou com náuseas, a ingestão de hortelã-pimenta pode trazer benefícios importantes para sua saúde geral.

Além disso, você pode consumir a hortelã em qualquer uma de suas formas com total segurança, como aspergido em água, chás ou outros alimentos que precisam de um toque extra de sabor.

Benefício nº6: Digestão

Comer ou cheirar menta desperta as glândulas salivares da boca, que ao mesmo tempo promovem um processo digestivo saudável.

Desta forma, é aconselhável comer algumas folhas de hortelã antes ou durante uma refeição abundante para promover uma boa digestão.

Benefício nº7: Reduz os efeitos negativos da amamentação

Frequentemente, as mulheres que amamentam seus recém-nascidos podem sofrer lesões na pele durante esse período, causando rachaduras, fissuras ou dores ao redor dos mamilos.

O uso de óleo de hortelã-pimenta em torno da área afetada pode aliviar a dor, enquanto suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a curar os danos.

Benefício nº 8: Ajuda na perda de peso

As enzimas digestivas mencionadas acima na hortelã-pimenta podem ajudar o metabolismo a funcionar de maneira mais correta e consistente.

Isso beneficia a perda de peso e um físico mais saudável em geral.

Benefício nº9: Ajuda aliviar os sintomas da depressão

A hortelã também é um estimulante capaz de reativar a função cerebral. Por outro lado, o mentol é bem conhecido por seu efeito calmante.

Por esse motivo, tomar chá de hortelã ou inspirar profundamente essa substância tem um ótimo efeito calmante e elimina o estresse.

É muito interessante conhecer todos os benefícios que esta erva aromática pode trazer para a saúde do nosso corpo. Sem dúvida, a hortelã é um ingrediente simples, mas muito eficaz para aliviar uma ampla gama de sintomas da doença.

Se você é a favor de tirar proveito dos remédios que a Mãe Natureza nos traz salve essas dicas no Pinterest!

Deixe um comentário