O arroz é um cereal e um dos alimentos essenciais em nossa dieta saudável. Está presente no prato de quase todas as pessoas dos países do mundo.
Depois do milho é o alimento mais cultivado em todo o mundo. Existem diferentes tipos e variedades!
Para todos aqueles que cozinham arroz, sabemos que é uma das refeições mais simples e rápidas para fazer, basta colocar água, sal e os grãos de arroz, o suficiente, temos um prato delicioso de arroz branco!
Mas depois de ler este artigo, você provavelmente modificará a maneira de cozinhar, já que cozinhar arroz é ruim para nossa saúde.
Segundo estudos científicos:
O arroz nos fornece uma grande quantidade de nutrientes, mas não devemos esquecer que os pesticidas usados em seu cultivo em geral incluem arenito.
Embora os níveis prejudiciais de arsênico que o corpo humano resiste não sejam conhecidos hoje, sabe-se que a exposição a longo prazo pode causar diferentes doenças, entre as quais estão: doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Em um programa da BBC, o cientista Andy Meharg, tentou três maneiras de cozinhar arroz, para ver como isso afetava os níveis de arsênico.
1º: Método tradicional. Uma parte do arroz para três de água, revelando que o arsênico permaneceu quase intacto.
2ª: Uma parte de arroz com cinco de água e extraí o excesso de água. Isso provou que a redução de arsênico era quase a metade.
3ª: Deixar o arroz de molho durante a noite e lavar no dia seguinte, verificando que a redução de arsênico foi um pouco mais de 80%.
Como cozinhar arroz:
- Deixe o arroz de molho durante a noite
- Lave até que a água esteja limpa.
- Coloque cinco partes de água para uma de arroz
- Coloque no fogo até que esteja cozido.
Tipos de Arroz:
Arroz branco:
Seu grão é curto ou médio e é o mais utilizado na culinária mundial. Tem um alto teor de amido, e dentro dessa variedade é o glutinoso que tem a maior quantidade de amido, sendo esta a razão pela qual é usado na preparação do sushi, já que é o que está mais armado depois de cozinhar.
Arroz integral:
É caracterizado como o mais saudável. É o mais natural, isto porque, na colheita, apenas a casca exterior é extraída e o farelo e o germe permanecem intactos.
Tem poucas gorduras e uma grande quantidade de fibras, vitaminas dos grupos B e E, além de proteínas, carboidratos e minerais.
Arroz preto:
Conhecido como arroz venede. Caracteriza-se pelo seu bom aroma e textura enrugada. Quando cozido, torna a sua cor púrpura, transformando num produto gourmet muito sedutor para a apresentação de bons pratos.
Arroz Selvagem:
Ele é aquático e nativo dos Estados Unidos. É preto e com grãos alongados. Fornece mais proteína, mais do que o convencional, mas leva muito mais tempo para cozinhar.
Como você prepara o seu arroz?