Julianazati

Elimine fungos de paredes, móveis e tetos

Como eliminar fungos de paredes, móveis e tetos? São algumas das perguntas que nossos leitores mais nos fazem no dia a dia. É por isso que hoje contamos alguns truques e dicas para eliminá-los e prevenir o seu aparecimento!

Remover mofo e bolor de móveis, paredes e tetos:

A umidade constante e a falta de ventilação são algumas das causas dos danos nas casas com o passar dos anos. O aparecimento de mofo é um dos principais problemas que surgem ao tentar renovar as paredes e tectos de uma casa.

Mas, eles não aparecem apenas nas paredes e tetos, mas também são comuns em artigos de decoração.

Esse tipo de problema também está relacionado à condensação do meio ambiente. Principalmente se as casas forem antigas, onde o problema deve ser tratado pela raiz e com produtos adequados para evitar o reaparecimento de mofo em curto prazo.

É por isso que sempre dizemos que por mais que pintemos sobre uma mancha úmida, se a umidade estiver presente ela aparecerá novamente. Veja porque vamos lhe dar algumas dicas e truques para eliminar fungos de paredes, tetos e móveis. Vamos ver…

Como a umidade aparece na casa?

Talvez o conceito pareça novo para você, mas somos responsáveis ​​por produzir umidade em nossa casa. Apenas por morarmos em uma casa, geramos vapor de água. Certamente você se pergunta, mas como geramos umidade vivendo em nossa casa? Muito simples na hora de cozinhar, tomar banho, usar aquecedores, até falar.

O vapor que produzimos passa para o ar a tal ponto que fica saturado. Quando o ar não consegue mais contê-lo, ele acaba se condensando nas superfícies mais frias de nossa casa.

O que acontece quando há fungos na parede do banheiro?

Caso encontre fungos nas paredes do banheiro, o problema geralmente não é a condensação. Devemos ter em mente que tubos circulam nas paredes do banheiro e uma perda de água, por menor que seja, pode ser a causa do aparecimento de umidade. 

Uma das maneiras mais fáceis de reconhecer é quando a mancha é definida e cresce com o tempo. A perda sustentada de água ao longo do tempo faz com que a marca d’água aumente e até mesmo exceda o nível da mancha.

Nestes casos, sugerimos chamar um encanador para que ele possa consertar a raiz do problema.

Como remover o mofo de paredes e tetos?

O primeiro passo que devemos dar para eliminar o fungo das paredes ou do teto, lembre-se que o mofo é apenas um tipo de fungo, devemos tentar deixar a superfície o mais limpa possível.

Devemos fazer isso para poder trabalhar diretamente na superfície onde a mancha foi localizada. Tanto para a parede como para o teto, o procedimento que devemos iniciar é o mesmo.

No caso de ter paredes forradas com papel de parede, o que devemos fazer é retirá-lo completamente. Se nossa parede ou teto foi apenas pintado, o que devemos fazer é aplicar alguns revestimentos na área afetada assim que resolvermos o problema.

É um bom momento para pintar tudo e reformar sua casa para deixá-la em bom estado.

Agora, começaremos a trabalhar para eliminar o fungo das paredes.

Devemos lixar a área onde está o fungo com lixa até que seja completamente eliminado. Há casos em que as casas estão fechadas ou com goteiras há muito tempo e o fungo, nesse caso, pode se espalhar mais do que o normal. 

Neste caso, apenas lixar não será suficiente para eliminá-los e o melhor é contratar um profissional para que escolha a opção correta que nos leva a resolver o problema que temos.

Como remover o mofo das paredes?

Depois de identificarmos o problema de umidade que causou o aparecimento do mofo, estamos prontos para a próxima etapa, eliminar o mofo das paredes.

  1. Materiais: escova, espátula, luvas, óculos, balde e lona plástica para cobrir o chão.
  2. Limpe a superfície: Primeiro devemos fazer é escovar a parede mofada. A função é eliminar aquela crosta que se formou e se não sair com a escova teremos que usar a espátula para nos ajudar a retirá-la completamente.
  3. Lavar com ácido: Podemos obter em lojas de ferragens como ácido muriático e devemos usá-lo na proporção 1×3 diluído em água (1 litro de ácido muriático para 3 litros de água). Teremos que colocar a nossa mistura com o auxílio de uma escova (usar sempre óculos e luvas) e deixá-la agir entre 5 a 10 minutos para conseguir a sua remoção completa.
  4. Enxague: Para completar a limpeza devemos limpar com água morna em abundância. Com as nossas escovas de cerdas duras e bastante água acabamos de remover os vestígios de mofo.
  5. Finalização: Para finalizar e dependendo do grau do mofo que teve nossa parede, devemos consertá-la. Se necessário, teremos que renderizar nossa parede ou até mesmo usar massa. Finalmente, devemos usar selante de parede, se possível, para garantir que ele não volte.

Truques para eliminar e prevenir fungos nas paredes

A água oxigenada é um dos elementos que pode ser utilizado para remover e prevenir o aparecimento de fungos em nossa casa.

Para aplicar na parede, o que devemos fazer é aplicar na área afetada e após 10 minutos, limpar a mancha para secar aos poucos. Outro elemento que podemos usar é o vinagre branco ou bicarbonato que têm a mesma função.

Em ambos os casos estaríamos tratando o fungo superficialmente, mas se quisermos eliminá-lo pela raiz, é melhor lixar.

Lembre-se que uma casa com ventilação e boa luz solar é extremamente importante para reduzir a umidade nas residências. Este é o melhor truque que poderá encontrar para que o fungo não apareça nas paredes, tetos ou móveis.

Esperamos que este artigo sobre como eliminar o fungo das paredes  tenha sido muito útil e que o ajude a eliminar permanentemente a umidade da sua casa. Lembre-se que para mais informações você pode nos seguir em nossas redes sociais e fazer parte de nossa enorme comunidade de usuários… O que você está esperando?

Deixe um comentário