É comum que comecem a aparecer patologias que, muitas vezes, estão relacionadas à má alimentação. Portanto, começar a mudar a maneira de comer começa a ser uma maneira de cuidar de nós mesmos e fazer todo o possível para ter uma vida saudável pela frente.
Quando a decisão é tomada, mas a informação é pequena, alguns erros podem ser cometidos.
1. Acreditamos que somos TODOS tolerantes aos mesmos alimentos
Um dos erros mais comuns quando queremos começar a comer de forma mais saudável é ser guiado por “manuais”, sem levar em conta as nossas particularidades. As “teorias” sobre alimentação podem ser muito diferentes.
Alguns podem apontar que os alimentos integrais são os mais recomendados; outros, que os produtos lácteos são precisos por sua contribuição nutricional; ou que tal planta forneça uma quantidade necessária de um composto, mas então estamos com nossas particularidades.
Há pessoas que, por exemplo, escolhem não comer laticínios ou são intolerantes; outros para os quais a integral gera muita inflamação; ou outros que não gosta de vegetal. Por essa razão, é necessário um acompanhamento profissional adequado que nos ajude a ajustar as contribuições nutricionais necessárias ao nosso corpo e modo de vida.
2. Pensar em calorias
Outro dos erros mais comuns é relacionar uma alimentação saudável com dieta para perder peso. Isso não é necessariamente o caso; mas, de qualquer forma, se tivéssemos uma dieta saudável e não tivéssemos problemas com excesso de peso, as calorias não deveriam ser um fator preocupante.
Isso no sentido de que as calorias de dois alimentos muito diferentes (um saudável e outro, não) podem ser o mesmo; mas sua contribuição nutricional é o diferencial. É por isso que o importante é a qualidade e as propriedades do que você come.
3. Fazer más combinações
Um erro muito comum quando se trata de comer é combinar mal a comida. Isso significa misturar os mesmos grupos de alimentos que não são compatíveis entre si.
Isso pode apodrecer o trato digestivo sem ser capaz de absorver todos os seus benefícios.
4. Se tornar vegano de um dia para o outro
Há muitas pessoas que ligam a alimentação saudável a se tornarem veganas; mas, ao fazer isso, não são suficientemente informados ou orientados por um profissional.
Isso pode ser contraproducente porque nosso corpo pode ser afetado, com o tempo, pela falta de nutrientes de que precisa.
5. Não ler os rótulos
Finalmente, um erro muito comum é identificar alimentos saudáveis com embalagens verdes. A publicidade tem sido responsável por vender produtos como “saudáveis”, sem ser realmente.
É por isso que é importante ler os rótulos, descobrir o que contém no nível dos ingredientes e no nível nutricional e onde foi preparado. Priorize, sempre, alimentos locais, frescos, orgânicos e sem componentes químicos.