Julianazati

7 Receitas de inseticidas caseiros e orgânicos para plantas

Para quem quer cultivar sua própria comida, flores, plantas medicinais, você pode usar sua varanda, seu jardim ou um pomar, o importante é começar! 

Muitas vezes não é fácil e, para complicar um pouco mais, depois de um dia de trabalho exaustivo, você chega ao seu jardim e encontra uma legião de insetos e parasitas que, se não os controlar, podem atrapalhar nossos planos e frustrar todos os nossos esforços!

Mas nem tudo está perdido, então você tem algumas “receitas” para poder fazer repelentes 100% orgânicos para plantas, o que te ajudará a manter afastados os insetos indesejados, com total respeito ao meio ambiente. Também recomendo que você veja as plantas que você pode plantar no jardim e que o ajudarão a controlar as pragas.

Importante ter em mente que repelentes de insetos devem ser usados ​​após a queda da flor.

1. Inseticida com alho

O alho é um poderoso repelente natural de insetos, capaz de deter e assustar muitos insetos do nosso jardim. Para preparar nosso inseticida, esmague no liquidificador uma cabeça de alho e dois copos de água para obter um composto muito homogêneo. 

Deixe descansar por um dia e depois misture 3 litros de água. A mistura obtida pode ser vaporizada diretamente nas folhas das plantas. A infusão de alho também é bastante eficaz no combate ao pulgão.

2. Fungicida com leite

Existem muitas maneiras de combater os fungos, alguns melhores que outros, mas com esse remédio caseiro (além do barato) e ecológico, teremos uma ótima arma para combater e prevenir.

3. Armadilhas para combater mosca

Para combater a mosca, usaremos um princípio muito simples. Muitos insetos são atraídos pela cor amarela, isso é baseado nas armadilhas cromáticas de que, sabendo que eles são atraídos de uma maneira irresistível por essa cor, sempre podemos pegá-los.

Pegue um material colante, com a cor amarela, os insetos irão colar na armadilha e você irá se livrar deles.

4. Inseticidas ecológicos para caracóis e lesmas

Para quem tem plantas ao ar livre e especialmente para quem tem um pomar, os caracóis e as lesmas são geralmente um dos maiores problemas que enfrentam, tanto porque comem as folhas (o que é menos grave), mas especialmente porque mesmo brotos de plantas recém-plantadas, você pode nos deixar um caule simples de forma que essa planta não tenha mais futuro.

Como sempre em questão de remédios caseiros, o ideal é aplicar quando os caracóis ou lesmas se tornarem uma praga, se tivermos poucos caracóis e os danos não forem muito graves, minha recomendação é não fazer nada.

5. Chá de urtiga

Quantas vezes você acidentalmente tocou uma folha de urtiga e teve aquela sensação irritante de coceira? Bem, urtiga pode não ser tão irritante quando se torna um grande aliado para suas plantações. 

Coloque um par de luvas grossas e pegue uma urtiga (500 gr). Coloque em um balde e cubra com 5 litros de água, deixe descansar por pelo menos uma semana e você receberá seu novo fertilizante líquido 100% orgânico.

6. Inseticida de tomate

As folhas de tomate são ricas em alcalóides, um excelente repelente para pulgões, vermes e lagartas. Encha duas xícaras com folhas de tomate picadas e adicione água. 

Deixe repousar pelo menos uma noite e dilua a mistura em dois copos de água. Pronto! Você pode pulverizar as plantas com spray de tomate. Mantenha longe de animais de estimação, pois pode ser tóxico para eles.

7. Ovos

Cascas de ovos são um ingrediente interessante para o nosso jardim. Elas têm um benefício duplo, podem ser usadas ​​como fertilizante ou repelente, em pedaços ou triturados. 

Pulverize o pó de casca de ovo na base de suas plantas ou em pedaços, criando um tipo de anel na base da planta: essa barreira pode impedir a aproximação de caracóis e lagartas.

Deixe um comentário