Julianazati

Kakeibo – A arte japonesa de economizar dinheiro que mudou minha vida

Kakeibo é um método que se afirma para ajudar a organizar suas finanças de forma eficaz. Hani Motoko, que é considerada a primeira jornalista mulher do Japão, teve a ideia em 1904. O método é muito simples, fácil de aplicar e vai te ajudar a tomar as melhores decisões em suas finanças.

A maioria das pessoas não precisa de muitas coisas e opta por se contentar com o essencial. No entanto, também existem aqueles que gastam continuamente até não ter mais dinheiro.

Maus hábitos financeiros não são fáceis de se livrar. Isso ocorre em parte porque a paixão pelas compras está profundamente enraizada e faz parte de nossa rotina diária, baseada em aspectos emocionais duradouros.

Felizmente, o método kakeibo provou ser eficaz na tomada de decisões financeiras sensatas por mais de 100 anos.

Nenhuma tecnologia moderna é necessária

Como qualquer sistema de orçamento, ele é construído para ajudar a entender sua atitude básica em relação ao dinheiro, mantendo o controle de todas as suas despesas e receitas.

Para o método, você só precisa de um caderno para registrar todos os seus hábitos de consumo. A pesquisa provou que a caligrafia induz um estado emocional positivo e torna você mais consciente dos aspectos da vida.

De acordo com o método, antes de comprar qualquer coisa que não seja absolutamente necessária, você deve se fazer as seguintes perguntas:

Posso viver sem essa coisa?

Considerando minha situação financeira, posso pagar isso?

Será útil para mim?

Eu tenho espaço suficiente para esta coisa?

Onde eu encontrei essa coisa pela primeira vez? Em uma loja que acabei de entrar por tédio?

Qual é o meu estado emocional atual? Estou calma? Estressante? Feliz? Depressivo?

Como essa compra me faz sentir? Felicidade? Êxtase? Indiferença? E quanto tempo esse estado emocional pode durar?

Além de me ajudar a controlar minhas finanças, o método também me fez pensar nos motivos por trás das minhas compras. Como resultado, passei a tomar decisões muito mais inteligentes e equilibradas sobre meus gastos com mais facilidade e rapidez.

O objetivo principal do kakebo é não desistir dos pequenos prazeres da vida. Pelo contrário, ele quer que você os escolha melhor. O criador do método era pelo menos dessa opinião.

Aqui estão algumas outras estratégias para gerenciar suas finanças de forma mais consciente:

1. Antes de comprar algo, espere 24 horas. Isso irá te ajudar a entender se você realmente precisa dessa coisa ou não. Dessa forma, a decisão acabará por lhe dar uma satisfação ainda maior.

2. Não deixe que os descontos te façam comprar sem precisar. Na maioria das vezes, isso não trará nada além de despesas desnecessárias para sua vida.

3. Verifique seus recursos financeiros regularmente. Esse hábito vai te ajudar a manter suas finanças sob controle, pois você ficará mais atento aos valores que tem disponível para gastar.

4. Pague em dinheiro. Entregar dinheiro fisicamente torna você mais consciente de seus gastos. Além disso, você pode acompanhar seu orçamento com mais facilidade dessa maneira.

8 comentários em “Kakeibo – A arte japonesa de economizar dinheiro que mudou minha vida”

Deixe um comentário