Ter plantas de interior se tornaram uma tendência não só para embelezar nossa casa, mas também para cuidar da nossa saúde por purificar o ar que respiramos naturalmente.
Se você não tem muito espaço, vai adorar os kokedamas: a técnica japonesa para decorar sua casa com plantas SEM VASOS.
O que são kokedamas?
Os kokedamas é uma técnica japonesa com mais de 500 anos para cultivar plantas sem usar vaso, sei que parece estranho, mas essas são substituídas por bolinhas de musgo que além de conter o substrato para o cultivo da planta, também retém umidade e fornece um belo design para destacar qualquer espaço da casa.
Os kokedamas são perfeitos para pequenas residências, pois não ocupam muito espaço, agregam beleza e originalidade, mas o mais importante é que as plantas de interior ajudam a purificar o ar eliminando as toxinas, pois liberam oxigênio e absorvem dióxido de carbono, algo extremamente benéfico, principalmente para pessoas com asma.
Como fazer um kokedama em casa?
Embora qualquer tipo de planta possa ser cultivada com esta técnica japonesa, a verdade é que fitas, hera, samambaias, coleus e suculentas são as mais recomendadas para que seus kokedamas sejam mais resistentes, aqui compartilho como fazê-los em casa.
Você vai precisar:
- Uma planta
- Solo, funciona melhor se for uma mistura de turfa com solo para bonsai (akadama).
- Argila
- Musgo
- Fibra de coco (opcional)
- Fio ou barbante
Passos a seguir:
Passo 1. Umedeça a mistura de substrato de bonsai com argila e amasse até obter uma espécie de argila consistente, mas não exagere para que a mistura não fique muito líquida. Quando estiver com a consistência certa, prepare uma esfera com ela e na parte superior faça um furo onde colocará a planta para que fique bem centrada.
Passo 2. Retire a planta do vaso onde está e coloque dentro do kokedama sem danificar as raízes, cubra as partes vazias com um pouco mais de terra para não deixar raízes expostas.
Passo 3. Umedeça um pouco o musgo, cubra a superfície do seu kokedama e se quiser pode usar fibra de coco para embrulhar a esfera, basta girar até que a planta esteja firme e contida.
Por fim, encontre um espaço para colocar sua planta e dar mais alegria ao seu lar, você pode colocá-la em um prato decorativo com pedrinhas ou pendurar no teto. Alguns cuidados que você deve levar em consideração para que seu kokedama dure por anos:
Rega por imersão: mergulhe o seu kokedama num recipiente com água, quando parar de fazer borbulhas será altura de o retirar da água, deixe escorrer até não pingar e volte a colocá-lo no seu lugar.
A rega dependerá da planta que você possui, embora a regra geral seja regar uma vez a cada 15 dias no inverno e duas vezes por semana no verão.
Nunca o exponha ao sol direto para que o musgo não seque excessivamente, o lugar ideal seria colocar em um local claro onde os raios do sol direto não o alcancem, ocasionalmente adicionar um pouco de fertilizante líquido à água de irrigação para fornecer um suprimento extra de nutrientes.
Agora que você sabe o que é e como é feito um kokedama, não espere mais para dar um toque diferente à sua casa, tenho certeza que você vai adorar.