O tempo mudou, e claro que tudo que antes era visto como algo julgável e repreensível, hoje é visto com total naturalidade. Ser mãe solo era algo visto como mulheres irresponsáveis, anos atrás e até mesmo algo indigno e vergonhoso para a família.
Hoje, as coisas se inverteram, e ser mãe solo é algo visto com mérito, como força e até com admiração pela coragem de enfrentar essa situação diante de qualquer consequência que possa aparecer.
Já sabemos que ter filhos nos dá prazer, felicidade e também entendemos que nossas vidas vão mudar e ser diferentes. Uma mãe solo é o único suporte, educadora e cuidadora de algo tão valioso quanto a vida e a educação de um filho.
Sabemos então que, por decisão própria, ou porque seu parceiro as abandonou ou simplesmente não está mais com elas, elas estão encarregadas de tal responsabilidade e nossos sentimentos mudam. Nós as vemos fortes, empoderadas e até as admiramos por seu esforço e coragem. A seguir comentaremos alguns pontos pelos quais consideramos as mães solo muito corajosas e dignas de admiração.
1. Trabalho de dois feito por uma
A vida continua e agora seus filhos estão envolvidos. Portanto, é o momento menos esperado para deixar de trabalhar.
Muitas vezes se deparam com o problema de com quem deixar os filhos enquanto trabalham, mas em geral resolvem deixá-los com um familiar ou em uma creche e assim poder continuar com suas tarefas diárias. Para elas, aliar o trabalho à maternidade é uma obrigação.
2. São o espelho que as crianças olham
Claramente nossos filhos crescem e como valores aprendem o que seus pais vão ensinar. Mas, neste caso, esses valores e todo o ensino serão fornecidos apenas pela mãe.
Devem cuidar do que dizem, do que fazem e até do que olham, porque seus filhos só terão os olhos fixos nelas. Eles são o exemplo direto para seus filhos olharem e aprenderem seus comportamentos futuros. Neles estará a base de sua futura personalidade, pois os filhos cerceiam o aprendizado com o comportamento de seus pais.
3. Elas veem o lado positivo de estar sozinhas para seus filhos
Tudo vai depender deles. Cada decisão, cada exemplo, cada passo que você der será exclusivamente sua própria decisão. Essas mulheres poderão pensar e ensinar os valores que só elas têm como prioridades. Será a partir de suas próprias vidas que elas decidirão o caminho que querem que seus filhos imitem.
Por tudo isso é que dizemos que elas são corajosas. Porque enfrentarão cada etapa da vida de seus filhos sem culpa e com a certeza do caminho escolhido. Nada para culpar ninguém.
4. Assumem a função de pai e mãe ao mesmo tempo
Não estamos dizendo que os pais não são importantes. Claramente, em um casal, cada pai tem e constrói seu próprio papel com seus pequenos. Mas para as mães solo esse papel é assumido apenas por elas. Não há duas pessoas.
Também nesta situação, a mulher pode recorrer a seus pais ou irmãos para aconselhamento ou ajuda na execução de determinadas tarefas que inferem apenas um papel masculino, mas o momento e a decisão caberá a eles.
Um pai biológico é insubstituível, mas a função que exercem pode ser assumida por outros sem maiores consequências.