Julianazati

Muito cuidado se o seu filho costuma se sentar desta maneira!

As crianças têm por costume ficar em posições às vezes inadequadas quando estão concentradas, criando suas brincadeiras.

Posições essas que podem prejudicar o bom desenvolvimento da sua estrutura óssea.

Uma das posições em que as crianças sentam é conhecida como “W”, isto acontece quando eles sentam em formato de w. Esta posição limita a rotação interna do corpo causando problemas ortopédicos futuros.

Há o risco de luxação de quadril estando nesta posição em W e também pode acarretar encurtamento e contraturas musculares.

Afeta o bom desenvolvimento ósseo

A posição em W pode provocar a anteversão da cabeça do fêmur e a rotação interna da tíbia.

Altera o desenvolvimento motor

Sentada em W, a criança passa por um grande aumento da base de sustentação, coisa que não acontece se sentada em outras posições. Sentada em W, ela te mais estabilidade sem grandes ajustes necessários em sua postura.

Quando está nesta posição, o centro e gravidade não ultrapassará a base de sustentação. Assim, os músculos da área do tronco terão o mínimo trabalho para manter o equilíbrio do corpo.

A posição em W deixa a criança tão confortável e segura que não permite o exercício do equilíbrio e também vai limitar a rotação natural do tronco e as transferências de peso lateral durante o alcance de algum objeto.

O fator resultante será um retardo na autonomia de controle do tronco e equilíbrio do corpo.

E por ter falta de transferências laterais e a capacidade de levar a mão esquerda para alcançar um objeto do lado direito do corpo, a criança tem a tendência a usar a mão direita, no lado direito e a mão esquerda para o lado esquerdo.

A posição em W geralmente é feita por curto espaço de tempo pelas crianças, se acomodando em outras posições em seguida mas é bom evitar futuros problemas ensinando desde cedo. Você pode mudar a posição das pernas dele explicando que nesta posição pode machucar.

2 comentários em “Muito cuidado se o seu filho costuma se sentar desta maneira!”

  1. Eu tenho 30 anos e sempre sentei assim! Até hoje porque como eu tenho articulaçoes do corpo “mole” pra mim não deu alteração em nada! E sento assim desde de 1 anos de idade!

    Responder

Deixe um comentário