Julianazati

Não jogue fora essas cascas de frutas e vegetais! Veja o que você pode fazer com eles

Comer frutas e vegetais, principalmente os frescos, nos fornecem boas quantidades de nutrientes e o seu consumo mantém o nosso corpo em forma. Grande parte desses nutrientes está concentrado na casca, por isso é importante conhecer suas propriedades e benefícios à saúde.

É importante saber que para consumir as cascas, o ideal é que sejam frutas e vegetais orgânicos, caso contrário é melhor descartá-los.

Vamos conhecer alguns truques benéficos com a casca de frutas e vegetais!

Casca de laranja

O uso de cascas de laranja é ideal para o tratamento de doenças cutâneas relacionadas à pele oleosa, como acne e cravos, devido às suas propriedades adstringentes. 

É usado no tratamento de olheiras e mantém a pele hidratada e luminosa. Também é útil em shampoo para tratar a caspa. Para esses usos cosméticos, ele é seco e transformado em pó, então um pouco de água é adicionada para formar uma pasta e pode ser aplicada como uma máscara facial. 

Também é muito digestivo e pode ser incorporado em chás de ervas.

Casca de melancia

A casca da melancia é um bom diurético e digestivo que contém zinco, potássio, magnésio, antioxidantes e vitaminas A e C.

Casca de cebola

As cascas de cebola contêm antioxidantes, bem como quercetina, um flavonol vegetal que pode ajudar a tratar congestionamentos das vias aéreas, reduzir a asma, infecções crônicas e diabetes. 

Colocar cascas de cebola perto da cama ao dormir ajuda a respirar melhor à noite em casos de gripe e resfriados. Também possui fibras que facilitam a digestão, regula a pressão arterial e previne doenças cardíacas.

Casca de maçã

A casca da maçã contém uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Contém vitaminas A e C, boas para a pele, visão e fortalecimento do sistema imunológico, além de ferro e cálcio para fortalecer ossos e dentes. 

Como se não bastasse, é uma fonte de antioxidantes, o que ajuda a prevenir muitas doenças.

Casca de batata

Na casca da batata encontramos nutrientes como ferro, cálcio, potássio, vitaminas e magnésio. Basta lavá-los muito bem para podermos consumi-los. 

Tem a capacidade de regular a glicose no sangue, além de ser um agente antibacteriano. Também pode ser usado em cosméticos, por exemplo, colocando cascas em bolsas, olheiras e pálpebras para melhorar sua aparência e reduzir a inflamação.

Casca de banana

As cascas de banana contêm principalmente nutrientes e carboidratos. Eles têm vitaminas B6, B12, magnésio e potássio. Seu uso se tornou viral nas redes sociais como clareamento dental e no tratamento da acne. 

O peeling é aplicado diariamente por cerca de cinco minutos nos dentes ou espinhas para atingir os resultados desejados. Também é um bom analgésico e serve para aliviar a psoríase, aplicando a casca nas lesões. É importante usar a casca fresca, recém descascada.

Casca de pepino

A pele externa contém vários antioxidantes e é rica em fibras insolúveis, vitamina K e potássio. Embora a vitamina K ajuda a manter o crescimento ósseo e celular, a presença de beta-caroteno é benéfica para a saúde ocular.

Deixe um comentário