Você já deve ter ouvido falar do kombucha, a nova bebida saudável da moda. Mas, você sabe o que é e quais são seus reais benefícios para a saúde? Abaixo explicamos do que é feito, como é preparado e quais são suas propriedades.
Kombucha, é uma bebida com sabor levemente ácido, obtida com base no chá verde ou preto fermentado. Desde os tempos antigos, é uma bebida valorizada por suas propriedades desintoxicantes e energizantes.
Hoje em dia, tornou-se a bebida de moda saudável e é uma das tendências saudáveis mais populares atualmente.
Como o kombucha é feito?
O kombucha é preparado com uma base de chá verde ou preto ao qual é adicionado açúcar. Então, quando a infusão é fria, um fungo SCOBY (cultura simbiótica de bactérias e leveduras) é adicionado e deixado fermentar por uma ou duas semanas.
Durante o processo de fermentação, o fungo transforma os polifenóis do chá em outros compostos orgânicos, aumentando a acidez e impedindo o crescimento de outros microorganismos. E são precisamente esses compostos orgânicos que agregam novos benefícios àqueles já presentes no chá preto ou no chá verde.
Propriedades do kombucha
O kombucha se tornou bebida da moda para saúde para seus efeitos benéficos para o corpo. Por um lado, fornece as propriedades do chá com o qual foi feito, preto ou verde, por isso é um antioxidante, ajuda a reduzir o colesterol e é indicado para perder peso rapidamente.
Além disso, graças à cafeína, estimula o sistema nervoso central e possui vitaminas e minerais. Por outro lado, sendo um alimento fermentado com bactérias saudáveis, os defensores dos probióticos apontam que favorece a saúde intestinal, embora, de acordo com as pesquisas atuais, o consumo continuado seja necessário.
Outras propriedades benéficas do kombucha foram observadas em modelos animais. Os resultados sugerem que esta bebida possui qualidades antimicrobiana, antioxidante, anticâncer e antidiabética.
Além disso, também foram observados mecanismos que poderiam ser usados para tratar úlceras gástricas e colesterol alto, além de melhorar a resposta imune do corpo à desintoxicação do fígado. No entanto, essas propriedades ainda não foram testadas em seres humanos.