Julianazati

Pitaya: 8 Benefícios incríveis desta fruta exótica

No mundo existe uma grande variedade de frutas, cada uma com características únicas. 

Provar uma fruta saborosa e suculenta é como dar alegria ao corpo. Nesse caso, a pitaya é uma fruta exótica com muitos benefícios, principalmente para a saúde. Sendo uma das principais razões pelas quais esta fruta se tornou tão popular em muitas partes do mundo.

O que exatamente é pitaya?

É uma fruta que vem de uma planta conhecida como Hylocerus cacteus. Sua origem se dá na América Central e no sul do México, onde se encontram uma grande variedade de pitayas. Atualmente no Brasil já existe cultivo de pitaya.

A pitaya é considerada uma fruta exótica, principalmente pela aparência que possui, porém seu sabor é bastante semelhante ao de outras frutas. Muitas pessoas dizem que seu sabor é parecido com o do kiwi, enquanto outras dizem que tem um sabor parecido com o da pera.

A pitaya é uma fruta que traz muitos benefícios, principalmente para a saúde. Pode ser degustada de diferentes maneiras, o que o torna um alimento muito versátil. Além disso, uma das curiosidades da planta é que ela só floresce à noite e nunca durante o dia.

Qual é o valor nutricional desta fruta?

A pitaya contém várias propriedades que são benéficas para melhorar a saúde. O valor nutricional da pitaya é bastante semelhante ao de muitas frutas ricas em vitaminas, fibras e água. Para ser mais específico, os seguintes elementos são encontrados em apenas 100 gramas de polpa:

  • 1,1 gramas de proteína.
  • 11 gramas de carboidratos.
  • Ou 4 gramas de gordura.
  • 3 gramas de fibra.
  • 87 gramas de água.
  • 1,9 miligramas de ferro.
  • 10 mg de cálcio.
  • 4 mg de vitamina C.
  • 16 mg de fósforo.

Além desses nutrientes, a pitaya é rica em vitaminas B1, B2, B3 e vitamina C. Também contém vários minerais como zinco, ferro, cálcio, fósforo, assim como fenóis, carotenos e licopenos. 

Principais benefícios da pitaya:

Os nutrientes encontrados na pitaya são tantos que até especialistas os recomendam. Muitas pessoas têm adicionado essa fruta à sua alimentação, principalmente atletas e amantes da atividade física. Os principais benefícios da pitaya para a saúde são os seguintes:

1. Fortalece o sistema imunológico

Para que o corpo tenha a capacidade de combater um grande número de doenças, ele precisa de certos nutrientes. Consumir pitahaya ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, portanto, evita o risco de contrair doenças. Isso permite que o corpo funcione de forma eficiente e seja mais resistente.

O zinco e a vitamina A desempenham um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. A pitaya é rica em ambos os nutrientes, o que a torna 100% recomendada nesses casos.

2. É um excelente antioxidante

Sem dúvida, um dos melhores benefícios que o consumo da pitaya proporciona é seu efeito antioxidante. Deve-se notar que os antioxidantes são necessários para proteger o corpo de várias doenças causadas pelos radicais livres.

3. Aumenta a ingestão de ferro

Essa fruta exótica faz parte de um seleto grupo de frutas frescas capazes de fornecer grandes quantidades de ferro. Com apenas 100 gramas dessa fruta, você pode obter até 1,9 mg desse importante nutriente. 

Isso representa pelo menos 10% da ingestão diária de ferro. Além disso, a pitaya contém vitamina C, que beneficia uma rápida absorção de ferro.

4. Previne várias doenças cardiovasculares

As sementes da pitaya são ricas em ácidos graxos essenciais como o ômega 3. Ou seja, o consumo dessa fruta permite prevenir e ao mesmo tempo combater muitas doenças cardiovasculares.

5. É diurética

O consumo dessa fruta é recomendado para quem sofre de retenção de líquidos, pois tem efeito diurético. É uma excelente alternativa quando se trata de reduzir a inflamação no corpo e também ajuda a prevenir e combater a pressão arterial.

6. Previne o risco de osteoporose e anemia

As vitaminas e minerais que a ingestão desta fruta exótica proporciona são essenciais para reduzir o risco de um grande número de doenças. Esse é o caso da osteoporose e da anemia, porque a fruta do dragão contém cálcio, ferro e fósforo.

7. É rica em oligossacarídeos

Está comprovado que o consumo da fruta do dragão ajuda a manter o controle da atividade intestinal. Por ser um alimento rico em fibras, ajuda a acalmar problemas como prisão de ventre e gases.

8. Auxilia na perda de peso

A pitaya também pode ser usada para emagrecer, pois seu consumo provoca uma espécie de reação termogênica no organismo. Ou seja, acelera o metabolismo e ajuda o corpo a se livrar da gordura ruim enquanto controla a sensação de fome.

Deixe um comentário