Julianazati

Por que nos apaixonamos pela pessoa “errada”? – Segundo o psicoterapeuta, esse é o motivo!

É bastante comum oferecermos nossos corações de bandeja para quem não deveria. E tudo isso acontece sem que percebamos, completamente independente da nossa vontade, esbarramos na pessoa que não nos convém.

Pelo menos uma vez na vida, todo mundo experimenta uma decepção amorosa. É por isso que há tantos divórcios e relacionamentos encalhados, e o sentimento de cortar o coração de um amor não correspondido, que poderia ser transformado em um filme..

Mas, por que nos apaixonamos pela pessoa errada?

Para obter a resposta à pergunta, primeiro precisamos esclarecer o que realmente significa “pessoa errada”. Por exemplo, pode se referir a uma pessoa com quem temos pouco em comum, com quem não somos compatíveis, então há pouco para construir um relacionamento feliz e de longo prazo. 

Sabendo de tudo isso, o que te atrai para um relacionamento tão arriscado? Como explicação, abordamos o assunto do ponto de vista psicológico e científico.

Aqui estão alguns fatores psicológicos:

1. Você tem medo de ficar sozinho

Um número surpreendente de pessoas inicia um relacionamento (mesmo com pouca promessa) apenas porque tem medo da solidão. Como temem a ideia de ficar sozinhos, estão dispostos a conhecer pessoas que não parecem ser uma boa escolha. 

No entanto, um conhecido inocente pode se transformar em emoções sérias, e então é muito mais doloroso perceber que foi uma pena vender seu coração com tanta facilidade.

2. Você acha que pode mudar a pessoa

Todo mundo tem expectativas quando se trata de seu parceiro ideal e relacionamento. Mas quando a situação vem à tona, a maioria das pessoas os esquece, porque é isso que o amor realmente é: supera tudo.

Mas não é assim. É verdade que as pessoas mudam, mas não facilmente, e principalmente não porque você quer. Se você abordar um relacionamento assim, deve saber que está condenado desde o início.

3. Você acha que não merece coisa melhor

A pessoa com quem você planeja seu futuro é na verdade um reflexo do que você pensa sobre si mesmo. Se você costuma assumir relacionamentos nos quais não recebe respeito, isso significa que você não se respeita e tem uma opinião ruim de si mesmo. 

Neste caso, você não só precisa mudar seu parceiro, mas também a imagem que você tem de si mesmo. Você só pode encontrar a pessoa que o aceita e aprecia se recuperar sua autoconfiança.

4. Você não está pronto para um relacionamento sério

Se você continua se envolvendo em aventuras que não duram mais do que algumas noites, isso significa que você mesmo não está pronto para um relacionamento sério.

“As pessoas geralmente recusam grandes parceiros porque têm medo de compromisso. E na maioria das vezes eles nem estão cientes disso.” disse o dr. Elisabeth J. LaMotte, psicoterapeuta.

Além dos fatores psicológicos, também existem situações em que nos apaixonamos por uma pessoa com a qual, por vários motivos, não podemos estabelecer um relacionamento.

Esses são os certos amores “proibidos” ou “impossíveis” que inspiraram tantos romances, filmes e séries de TV. Mas por trás das noções românticas há também uma explicação científica de por que nos apaixonamos por alguém que não deveríamos:

1. As pessoas são atraídas por aqueles que as rejeitam

O que poderia ser mais doloroso do que ouvir alguém que te ignora completamente? Nesse caso, o lógico seria deixar tudo para lá e seguir em frente. No entanto, pesquisas comprovam que não é tão simples, na verdade! 

No cérebro, a rejeição estimula zonas que são responsáveis ​​pela motivação, vício e desejo de provar a si mesmo, então em vez de “deixar ir” ativa o modo “não desista”. Então, se você não consegue se afastar de alguém que está realmente fugindo de você, saiba: é só o seu cérebro mexendo com você! 

2. As mulheres se apaixonam por seus chefes

No processo evolutivo da raça humana, o cérebro feminino evoluiu para achar o poder atraente, seja ele material, físico ou espiritual. O macho mais forte é o macho alfa, ou seja, alguém que confere bons genes e as características certas para a próxima geração. 

Embora pensemos que esse princípio se esgotou há muito tempo na sociedade moderna, estamos errados: ele ainda existe, estejamos conscientes disso ou não. E como o homem mais poderoso no ambiente de uma mulher geralmente é seu chefe, muitas vezes ela se apaixona por ele. 

No entanto, esses relacionamentos são tabu, então eles estão condenados desde o início.

3. Homens se apaixonam por babás

Não é coincidência que as estrelas masculinas mais brilhantes de Hollywood – como Ben Affleck, Jude LAw, Mick Jagger ou Arnold Schwarzenegger – tenham se envolvido em escândalos amorosos com as babás de seus filhos.

Segundo especialistas, há uma explicação biológica por trás do fenômeno. Afinal, os homens são instintivamente atraídos por mulheres que provaram ser capazes de cuidar e proteger seus filhos.

“Uma babá presta muita atenção às crianças, porque é para isso que elas são pagas. E para um homem, esse comportamento atinge um acorde emocional. Eu apenas chamo isso de complexo de Mary Poppins.” – disse James Preece, especialista em relacionamentos.

4. Os homens se apaixonam mais rápido

De acordo com uma pesquisa recém-publicada, os homens se apaixonam mais rápido do que as mulheres – embora isso muitas vezes seja contrário à crença popular. Desta vez, também, o assunto é explicado por fatores biológicos. 

Os líderes da pesquisa afirmam que as mulheres são muito mais cautelosas no amor, pois, por razões evolutivas, elas têm muito mais a perder se escolherem o parceiro errado. 

Hoje, não é inédito para uma mulher criar seu filho sozinha, mas há centenas de anos isso era inaceitável, até mesmo impossível. A situação dos homens, por outro lado, é muito mais relaxada, e é por isso que eles dão seus corações com mais facilidade, e é por isso que eles se decepcionam mais frequentemente no amor.

Deixe um comentário