Julianazati

Por que os cães uivam? 8 Motivos surpreendentes

Os cães uivam por vários motivos, como ansiedade, imitação ou solidão.

Os sons produzidos pelos cães, como o uivo, fornecem muitas informações sobre seu estado emocional ou de saúde. É por isso que hoje vamos falar detalhadamente sobre porque os cães uivam, conheçam os motivos.

1. Cães uivam quando seu dono sai

Entre as perguntas mais comuns estão por que um cachorro uiva quando seu dono sai. Isso é algo que infelizmente é comum entre os cães e por isso há quem tente encontrar soluções. 

Para aprender a cuidar bem de um filhote, é de grande importância que sejam conhecidos os motivos que geram um comportamento como este, a fim de corrigir. E uma das principais situações em que ocorre o uivo é quando o seu dono sai de casa.

2. Uivos de solidão

Isso é algo que está relacionado com o motivo pelo qual os cães uivam quando o dono sai de casa. O que geralmente é causado pelo sentimento de solidão do animal.

Os uivos de solidão ocorrem quando o animal sente uma profunda insegurança. O que o leva a crer que seu mestre não vai voltar, que ele ficou sozinho no lugar onde está e não consegue encontrar uma saída.

Quando os cães sentem extrema solidão, eles passam a sentir que seu dono os abandonou, mesmo quando ele está sempre em casa. Para expressar o que sentem, recorrem a uivos altos e longos. Sons que têm a capacidade de viajar alguns quilômetros para chegar aos ouvidos de outros cães.

Também é um comportamento bastante comum para cães que se sentem presos ou amarrados em um espaço relativamente pequeno. Por exemplo, pode ser um galpão de armazém ou uma casa de campo, onde algumas pessoas costumam deixar um cão como tutor.

Portanto, para aqueles que estão se perguntando por que os cães uivam quando seu dono sai de casa, eles devem primeiro se perguntar se os cães estão em um local com condições ideais. 

Portanto, certifique-se de que os animais de estimação não sejam deixados sozinhos na coleira, nem sejam amordaçados. Já este último apenas aumenta o nervosismo e tristeza do animal, representando até um risco para a saúde física e mental.

3. Uivos de ansiedade de separação

Outra razão comum pela qual os cães uivam é a ansiedade de separação. Este é um problema que atinge até 15% de todos os cães do mundo. Esta desvantagem ocorre quando os animais de estimação se sentem muito apegados ao seu companheiro humano. Também conhecido como hiper apego do cão com o dono.

Se isso acontecer, outros problemas surgirão no momento em que o proprietário sair de casa. Embora também possa acontecer se o cão ficar fora de vista por um tempo, fazendo com que ele destrua objetos da casa, latir excessivamente e uivar com sons longos. Isso é algo que pode durar horas, intermitentemente, e você pode até mesmo se machucar.

Isso significa que os cães uivam naquele momento para chamar a atenção e tentar fazer com que seu dono os escute. Além disso, eles se machucaram ao tentar fugir de casa para procurar seu dono. 

Em uma circunstância como essa, comportamentos de solidão, abandono, ameaça e perigo são desencadeados, ativando seu estado de alerta e sobrevivência.

Quando perguntados por que os cães uivam, é importante ter em mente que os animais com essa tendência entrarão em um estado de ansiedade excessiva. Que eles não serão capazes de controlar por conta própria e canalizar adequadamente. Para evitar que isso aconteça, é necessário educar adequadamente os filhotes e não exagerar nos sinais de carinho. Evitar mimar demais ou tratar como uma pessoa.

Ao falar sobre por que os cães uivam e medidas para evitar, é importante saber que cuidados inadequados podem desenvolver dependência extrema. Portanto, a melhor solução para esse problema é seguir as recomendações de um especialista em etologia canina.

4. Uivos por imitação

Outra razão pela qual os cães uivam é a imitação. Algo assim pode acontecer quando ouvem a sirene de um veículo da polícia, um caminhão de bombeiros ou uma ambulância. Interpretando esses sons como os de outros cães uivando e por solidariedade ou imitação, eles começarão a uivar também.

Se o dono fizer sons semelhantes, como cantar, fazer sons agudos ou uivar, os cães provavelmente começarão a imitar o som. Embora eles também se aproximem para ver se é um uivo de socorro. No momento em que perceber que é apenas seu dono, fazendo alguns sons, os bichinhos começarão a uivar também.

5. Uivo para expressar dor ou para chamar a matilha

Os cães uivam também para expressar dor ou para chamar a manada. É um som que qualquer outro cão consegue identificar muito rapidamente, independentemente de vir de vários quilômetros. Lembre-se de que os cães têm um excelente sentido de audição.

Eles têm a capacidade de ouvir o chamado de um membro da matilha para ir ao seu encontro. Ou podem apenas uivar para que outras pessoas saibam que estão por perto. No entanto, outra razão pela qual os cães uivam é para expressar dor. 

Como os cães não podem se expressar por meio de palavras, eles o fazem por meio de sons. Então, em certas ocasiões, eles uivam para mostrar dor.

Algo muito curioso que pode acontecer é que se o cão observar que seu dono se machucou, chora ou sofre, ele pode uivar para compartilhar a mesma dor. Sem dúvida, os cães são animais incríveis e maravilhosos.

Outras razões que explicam porque os cães uivam

Além dos motivos que já foram apontados para explicar o uivo dos cães, existem outros que devem ser tidos em consideração e que são igualmente importantes.

Marcar território: Embora já tenhamos explicado que um cão pode uivar para alertar que um estranho se aproxima, ele também uiva como parte de seu instinto de defesa.

Uivo para festejar: Existem bichinhos que uivam nas férias ou porque no final do dia toda a família está reunida em casa. Coisas como essa acontecem porque um cachorro também pode expressar sua alegria por meio de uivos. Tentando expressar que se sente muito feliz com a reunião da matilha.Uivos para chamar a atenção: Quando brincam há cães que uivam, e isso também pode ser feito na hora das refeições ou simplesmente para ter a atenção total do dono.

Deixe um comentário