Julianazati

Psicólogos Explicam: Porque crianças não devem ter smartphones e tablets antes dos 12 anos?

O  desenvolver do ser humano de maneira saudável acontece quando ainda é criança. É ali que tudo acontece: aprende a descobrir coisas novas todos os dias e descobre o mundo onde nasceram.

Mas com a tecnologia sendo até mais importante que o ar que respiramos, aqui tem um alerta para seus filhos:

Pois bem, dois institutos de pesquisa que existem na América do Norte, a Sociedade Canadense de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria fizeram uma pesquisa de qual é o impacto dos aparelhos eletrônicos como smartphones e celulares na vida dos pequenos:

1 – Desenvolvimento do cérebro

O cérebro de um bebê cresce rapidamente nos primeiros anos de vida. O órgão tem o seu tamanho triplicado até chegar aos 2 anos. O estímulo do ambiente vai ser um fator determinante para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Os estudos mostraram que a exposição excessiva dos bebês à aparelhos eletrônicos pode ocasionar deficit de atenção, atraso cognitivo, problemas de aprendizado, predisposição a ser uma criança impulsiva e falta de controle com suas próprias emoções.

2 – Obesidade

As crianças de hoje em dia, com esta gama de eletrônicos passam a maior parte do dia, quando não estão na escola, jogando vídeo game ou assistindo televisão ou navegando na internet.

Se exercita pouco e consequentemente, se torna uma criança obesa. Pesquisas mostram que pelo menos 30% das crianças que têm esta rotina de vida.

3- Problemas para dormir bem

Muitas crianças têm deixado seu horário de sono para ficar conversando no celular, jogando vídeo games e navegando na internet. Isto causa dependência por estes eletrônicos, prejudicando o sono e gerando sérios problemas de crescimento.

4 – Problemas emocionais

Pesquisas revelaram que várias crianças ao redor do mundo tem apresentado problemas emocionais. Muitas têm depressão infantil, bipolaridade, são ansiosas, com problemas de comportamento e psicose.

As crianças são como esponjas repetem tudo que vê, comportamento dos adultos e tudo que vêem na internet e nos desenhos. Crianças expostas a jogos e filmes violentas, vão gerar crianças agressivas e violentas.

5 – Demência

Tanto pediatras como psicólogos que tratam crianças têm dito que conteúdo multimídia pode causar um aumento do déficit de atenção nas crianças.

Também podem causar sérios problemas de memória e concentração. Isto é devido a diminuição de faixas neuronais para o córtex frontal causado pela exposição a estes eletrônicos.

6 – Radiação

As crianças são mais sensíveis a agentes reativos que os adultos. Por isso pesquisadores do Canadá sugerem que a radiação existente nos celulares pode ser cancerígeno para as crianças.

Sabemos que os eletrônicos trazem novas coisas para as crianças e podem ser usados na educação mas uma exposição excessiva, assim como tudo que é demais prejudica, aqui também pode ser prejudicial. Principalmente coisas agressivas ou obscuras.

Deixe um comentário