Os tratamentos para problemas de rachaduras nos pés podem contribuir para muitas pessoas se livrarem da sensação de pele áspera e descamada. Porém, não são todas as fórmulas que podem realmente funcionar e aliviar esses sintomas.
A Dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, que atua na Sociedade Brasileira de Dermatologia, defende é necessário estar atento a composição dos produtos e também dos famosos remédios caseiros, pois eles podem na verdade contribuir para aumentar o ressecamento nas regiões afetadas.
São diversos os problemas que podem causar a rachadura dos pés, como a falta de hidratação no local e até mesmo doenças como diabetes e hipotireoidismo.
No caso de doenças, o ideal é procurar por um tratamento. Porém, em casos mais comuns podem ser utilizados os tratamentos caseiros. Mas, é preciso muito cuidado, já que algumas receitas podem ter efeito contrário e acabar agravando o problema.
Conheça as causas da rachadura nos pés
As rachaduras nos pés são problemas que podem ser causados por conta do sobrepeso ou então do ressecamento exagerado da região. Alguns fatores podem contribuir para esse problema, como:
- Quem lixa os pés com muita frequência, pode acabar aumentando o problema. Pois, quando lixamos os pés removemos a camada de células mortas ali existente, provocando um efeito rebote no organismo, que passa a trabalhar para produzir uma camada mais grossa ainda, resultando em machucados;
- O sobrepeso e a obesidade são fatores que agravam o problema, pois o corpo é pressionado para a base, deixando a pele dessa região muito mais frágil;
- O ressecamento dos pés também podem ser sintomas de algumas doenças como a psoríase, a micose, insuficiência vascular, diabetes e hipotireoidismo. Alguns sinais podem identificar quando essas rachaduras são causadas por doenças. É preciso observar, por exemplo, se a dor ocorre em um ou nos dois pés, se ela é acompanhada de descamação intensa ou da formação de bolhas. Ouro sinal de que pode se tratar de algum tipo de infecção mais séria, é quando as rachaduras não iniciam do calcanhar e nem apresentam ressecamento prévio;
- Quem anda muito descalço está mais propício a sofrer com as rachaduras nos pés. Isso porque esse hábito causa atrito da cútis contra o chão. Além disso, pode facilitar o contato das rachaduras com substâncias que são prejudiciais a pele como certos produtos de limpeza;
- Quem uso calçados abertos de forma excessiva como sandálias e chinelos também tem uma tendência maior a sofrer com as rachaduras nos pés;
- O desequilíbrio do ácido úrico no organismo também pode ser um fator responsável por causar esse tipo de problema. Nesse caso, o correto é procurar pela ajuda de um médico.
Como evitar as rachaduras nos pés?
Se você quer evitar o aparecimento das indesejadas fissuras, é preciso manter os pés sempre hidratados, já que é isso que mantém a elasticidades necessária para que sua pele se mantenha saudável.
É preciso evitar o hábito de lixar os pés com frequência. Se você tem esse hábito, deve abandonar ele, pois como explicamos anteriormente, o que esse processo faz, é estimular que o corpo aumente a espessura da pele na região, como uma espécie de defesa, o que facilita o aparecimento de fissuras.
Além disso, é necessário evitar andar descalço, já que quando você faz isso, deixa os seus pés expostos diretamente ao ambiente, contribuindo para o aumento da secura na região.
Com curar rachaduras nos pés?
Primeiramente, é preciso conhecer a origem do problema. Se você nota que isso pode se tratar de um sintoma de alguma doença, é preciso procurar um médico para realizar o diagnóstico.
Porém, se não existe relação com nenhuma doença, então o principal tratamento é a hidratação das lesões da pele, de forma a evitar que o ressecamento continue e que as feridas possam se fechar.
Em casos onde as rachaduras apresentam sangramento, é imprescindível que seja procurado um médico que possa avaliar o caso, já que, esse sangramento revela que as fissuras estão muito profundas, o que abre espaço para o contágio de bactérias.
Qual é o melhor creme hidratante?
O ideal é utilizar cremes que possuam na composição substâncias umectantes, ou seja, que hidratam através da atração da água do corpo para a pele. Exemplos são a ureia, a lanolina, a vaselina, a alatoína e o óleo de amêndoas.
7 Remédios caseiros para tratar rachaduras nos pés
1. Água Oxigenada
Quanto ao uso da água oxigenada, a Dra. Mayra não indica o seu uso. Segundo ela, a água oxigenada não possui a ação hidrante que é necessária para tratar as rachaduras. Além disso, ela pode acabar atrapalhando o processo de recuperação da pele, já que sua ação resseca a pele, que precisa ser hidratada.
2. Bicarbonato de Sódio
Ainda de acordo com a especialista, o bicarbonato pode ser usado se o objetivo for equilibrar o Ph da pele, evitando maiores complicações, como infecções, por exemplo. Mas, esse produto não possui ação hidratante e portanto, não contribui para a recuperação da pele.
3. Vinagre
O vinagre não deve ser utilizado para tratar rachaduras nos pés. Isso porque possui uma substância chamada de ácido acético que pode acarretar problemas como dermatites de contato e outras alergias, piorando ainda mais essas lesões.
4. Creme dental
Há quem utilize pasta de dente nas rachaduras dos pés, mas esse produto é contraindicado para isso, já que promove a irritação da pele e causa alergia, aumentando ainda mais o problema.
5. Listerine
A receite de Listerine para prevenir rachadura nos pés também contraindicada pelos especialistas. Isso porque esse enxaguante bucal causa corrosão da pele com seu efeito cáustico, o que machuca ainda mais os locais que já se encontram com ferimentos.
6. Vaselina
A vaselina pode ajudar no tratamento de rachaduras, pois ela ajuda a devolver a elasticidade da pele. Assim como o bepantol, ela pode ser aplicada várias vezes no dia. Mas, o ideal, para evitar acidentes, já que ele é um produto altamente escorregadio, pode ser aplicado a noite, antes de dormir.
7. Glicerina
A glicerina também ajuda a hidratar a pele ressecada. Ela possui efeito umectante, que acalma a pele e atrai água, o que ajuda a restaurar a elasticidade. A aplicação da glicerina pode ser feita de forma muito simples e prática, basta diluir uma medida de glicerina liquida para 3 vezes de água. Juntar tudo em um frasco e aplicar sobre as rachaduras antes de ir dormir.
Receita de Creme Caseiro para rachadura nos pés
Confira uma receita caseira de tratamento para as rachaduras que vai te ajudar a hidratar a pele e amenizar esse problema.
Ingredientes
- Uma bisnaga de bepantol;
- 200 ml de óleo de amêndoa doce;
- Creme hidratante com ureia em sua composição;
Como preparar?
Misture todos os ingredientes e coloque a mistura em um frasco limpo e que possua tampa. O ideal é que seja um pote que não tenha sido utilizado anteriormente, para evitar contaminações. A mistura deve ser passada na área atingida antes de dormir. O ideal é deixar a pele secar antes de ter contato com meias, lençóis e cobertores, já que pode vir a causar manchas.
Gente isso funciona mesmo 🙂