Se sentir deprimido quando está grávida pode parecer contrário a todas aquelas imagens felizes na mídia de futuras mães. Mas a depressão perinatal é uma condição muito real que afeta mulheres em todo o mundo.
A luta para sobreviver todos os dias pode ser muito difícil. Felizmente, existem alguns remédios naturais simples que podem ajudar a melhorar o seu humor durante este momento especial da sua vida.
Depressão na gestação:
A consciência da saúde mental e depressão melhorou significativamente nas últimas décadas, especialmente quando se trata de depressão pós-parto.
Ainda assim, pouca atenção é dada às mulheres que lutam durante a gravidez: os nove meses de mudanças físicas e distúrbios emocionais relacionados a intensas flutuações hormonais.
Para alguns, pode parecer um infindável ataque de ansiedade, desespero e destruição.
Os sintomas da depressão são persistentes (mais de duas semanas) e incluem:
- Tristeza
- Dificuldade em se concentrar e dormir
- Mudanças no apetite
- Sentimento de culpa
- Inutilidade ou ansiedade
- Pensamentos suicidas.
A maioria das mulheres notará que esses sentimentos depressivos diminuem quando o bebê nasce. No entanto, um terço das mulheres que lutam contra a depressão perinatal também sofrem de depressão pós-parto.
É por isso que é importante não ignorar esses sentimentos. Busque o apoio mental e emocional que você precisa e tente alguns dos remédios naturais e terapias que são recomendadas abaixo:
1. Mude os pensamentos com a terapia comportamental cognitiva
Sessões de terapia podem ajudar muito no tratamento da depressão e são uma alternativa segura para medicamentos para mulheres grávidas.
Terapia cognitiva-comportamental (TCC) envolve discussões com um terapeuta para ajudar a identificar padrões de pensamento distorcidos.
Isso pode te ajudar a se adaptar e mudar seu modo de pensar e comportamento, se concentrando na solução de problemas.
Se a sua depressão é leve, um tratamento como a TCC pode funcionar bem por conta própria.
Para formas mais graves de depressão, seu psiquiatra também pode prescrever medicamentos antidepressivos apropriados para mulheres grávidas.