Julianasoares

9 Sinais que nosso corpo dá sobre nosso estado de saúde e geralmente ignoramos

A maioria de nós pensa que leva uma vida bastante saudável, estamos cientes dos conceitos mais básicos: temos que evitar comidas não saudáveis, beber dois litros de água por dia, praticar atividade física e dormir bem. 

E, graças a todas as informações que temos à nossa disposição sabemos como identificar os maiores problemas de saúde que podemos enfrentar.

Se queremos viver a vida mais saudável possível, precisamos olhar um pouco mais em nossos corpos, especificamente, em nossas necessidades nutricionais.

1. Mãos frias

Mãos frias podem ser causadas por uma variedade de condições. É comum naqueles que sofrem de um sistema imunológico fraco e de má circulação sanguínea, mas geralmente é um sinal de tempo frio.

No entanto, alguns casos mostraram que isso pode ser causado por deficiência de iodo. O iodo é essencial para o bom funcionamento da tireóide e pode ser aumentado naturalmente pela ingestão de bacalhau, camarão, atum, algas e batatas assadas.

2. Pele seca e escamosa

A pele seca e escamosa também é um sintoma de diferentes condições, incluindo eczema (dermatite atópica), desidratação e alterações ao longo do tempo. Também está relacionado a sintomas semelhantes, como deficiência de vitamina A ou retinol.

Para remediar essa situação, tente comer mais carne vermelha, mariscos e óleo de fígado de bacalhau, além de creme e manteiga.

3. Unhas finas e quebradiças

A condição das unhas são um grande sinal do estado geral em que seu corpo está. Se você tem unhas muito frágeis, pode estar sofrendo de uma deficiência de magnésio. 

Isso pode levar a vários problemas, como mau crescimento das unhas, pressão alta, ansiedade, dores musculares e fraqueza geral. Se isso parecer algo que você está passando no momento, tente comer mais vegetais de folhas verdes escuras, peixe, grãos integrais e frutas secas.

4. Manchas nas unhas

A maioria das pessoas tem manchas brancas nas unhas em algum momento da vida, mas somente quando elas aparecem em abundância elas podem ser um sinal de um problema sério. Uma grande quantidade dessas manchas brancas nas unhas é uma indicação de deficiência de zinco.

Ter deficiência de zinco pode ser facilmente remediada consumindo mais frutos do mar, espinafre, castanha de caju, feijão e cogumelos.

5. Pele vermelha, escamosa e oleosa

Muitas pessoas que sofrem de pele oleosa, escamosa e vermelha – principalmente ao redor da boca – têm doenças como rosácea e eczema. O que pode agravar esses problemas é o acompanhamento de uma deficiência de vitamina B2 ou riboflavina. 

Se você tiver esses sintomas, tente comer mais soja, espinafre, folhas de beterraba e peru.

6. Língua rachada

Essa condição pode ser tão dolorosa quanto parece. Quando a deficiência de vitamina B ocorre no corpo, podem aparecer rachaduras na língua, já que as papilas gustativas tendem a se separar e se agrupar. 

Além de visitar o médico, as pessoas que sofrem desse problema doloroso devem aumentar o consumo de peixe, ervilha, abacate, amendoim e semente de girassol.

7. Cabelos grisalhos prematuros

Todos nós começaremos a ter cabelos grisalhos em algum momento de nossas vidas, mas algumas pessoas parecem muito mais jovens que outras. No entanto, casos prematuros também são causados ​​por uma deficiência de vitamina B-12. 

Esse problema pode ser facilmente corrigido tomando suplementos e aumentando a ingestão de salmão, carne branca e iogurte.

8. Uma língua vermelha e dolorosa

Quando falta ácido fólico em seu corpo, não é incomum que sua língua comece a se parecer com a da foto acima. Todos nós precisamos tomar de 400 a 600 miligramas de ácido fólico diariamente para manter um corpo saudável.

Pessoas com esse problema devem consultar um médico e mudar para uma dieta rica em vegetais folhosos escuros, lentilhas, ervilhas, brócolis, quiabo e aspargos.

9. Cabeça excessivamente suada

A vitamina D é criada naturalmente pelo nosso corpo quando é exposta à luz solar. É um dos nutrientes mais essenciais para o nosso corpo e pode afetar a capacidade do corpo de absorver cálcio e, por sua vez, pode reduzir a densidade de nossos ossos, tornando-os frágeis e delicados.

Uma deficiência dessa vitamina também pode causar sudorese crônica, níveis mais baixos de energia, dores musculares e depressão. Isso geralmente é bastante comum durante o inverno, devido à redução da luz solar, pois os dias estão mais nublados e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados. 

Geralmente, é recomendável tomar um suplemento vitamínico, mas você também deve comer peixe gordo, cogumelos, leite e gemas de ovos.

Deixe um comentário